terça-feira, 18 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ATIVIDADES FOLCLORE



















LENDAS

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curiosidades:- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

domingo, 16 de agosto de 2009

DIA DO SOLDADO



Você conhece já conhece esta música? "Nós somos da Pátria a guarda,/ Fiéis soldados,/ Por ela amados./ Nas cores de nossa farda/ Rebrilha a glória,/ Fulge a vitória."Ela se chama
" Canção do Exército" e foi composta por Alberto Augusto Martins e por T. de Magalhães para homenagear o exército brasileiro.
Soldado é aquele que defende a Pátria e todos os seus cidadãos. Mas para ser soldado não basta usar uma farda verde-oliva com metais dourados.

História

É preciso ter muitas qualidades para ser um soldado de verdade.
É preciso coragem, disciplina, dedicação, grandeza de caráter. Luís Alves de Lima e Silva - o duque de Caxias - tinha isto de sobra.
Ele comandou o exército brasileiro. Lutou para consolidar a nossa independência. Conteve revoltas em várias regiões do Brasil e defendeu a Pátria na Guerra do Paraguai.
O dia em que o duque de Caxias de nasceu - 25 de agosto de 1803 - tornou-se o Dia do Soldado. Ele é o Patrono do Exército Brasileiro. Caxias era valente, justo, corajoso e preferia vencer pelo diálogo. Por isso foi chamado de o Pacificador. Quando obtinha a vitória numa batalha, era generoso com os vencidos.
Mas não são só os homens que são bons soldados. A primeira mulher-soldado do nosso exército também era muito valente. Seu nome é Maria Quitéria e ela lutou na Bahia, onde os portugueses se recusavam a aceitar a independência do Brasil. Maria Quitéria usou um uniforme de homem como disfarce para lutar pela independência do Brasil. Ganhou até uma medalha de ouro de D. Pedro 1º., pela sua coragem.
Hoje em dia, na verdade, em vários países do mundo, entrar para as forças armadas não é mais um privilégio masculino.
Há mulheres nos vários exércitos, nas marinhas e nas forças aéreas.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PROJETO FOLCLORE



No dia 22 de agosto comemora-se O "Dia do Folclore", porque foi nessa data que a palavra apareceu pela primeira vez, ou seja, nesse dia ela foi criada.


William John Thoms, um estudioso inglês, sugeriu o seu uso em um artigo publicado no periódico The Athenaeum, no ano de 1846, para explicar o que antes era chamado "antigüidades populares".


Mas exatamente o que significa a palavra "folclore"?


Analisando a sua origem os especialistas chamam isso de "etimologia"- encontramos folk = povo, nação, raça; e lore = ato de ensinar, instrução.


Portanto folclore significa "ensinamento do povo", ou seja, a voz do povo.


Mas o que é folclore na prática?


São as histórias que ouvimos de nossas mães, ou nas rodas de amigos, sobre o nosso povo e a nossa raça.


O Saci-Pererê garoto negro com gorro vermelho e cachimbo na boca, de uma perna só, que passa toda a sua existência fazendo travessuras -, por exemplo, faz parte do folclore brasileiro; assim como as festas do Bumba Meu Boi, o carnaval e as Quadrilhas; o Lobisomem (que também faz parte do folclore norte-americano, e de muitas outras culturas), a Mula-Sem-Cabeça e o Bicho-Papão.


Os contos e histórias tradicionais que ouvimos desde bem pequenos fazem parte do folclore de muitos povos.


Os irmãos Jakob e Wilhelm Grimm, por exemplo, escreveram histórias que já faziam parte do folclore alemão; Chapeuzinho Vermelho, A gata borralheira e O rei Sapo são algumas delas.


Na Espanha temos as touradas.


Os norte-americanos se divertem no dia 31 de Outubro, comemorando o dia das Bruxas com cantorias, danças e brincadeiras: é o Halloween.


Em todas as partes do mundo, cada povo tem formas próprias de manifestar suas crenças e costumes: este é o folclore.






FOLCLORE BRASILEIRO






Mas o folclore não é só isso. Todos os elementos que fazem parte da cultura popular, tradições das mais diversas passadas de pai para filho, e que nos ensinam muito a respeito de determinado povo fazem parte do folclore.


Os gêneros folclóricos são muitos e variados, manifestando-se na música, na comida, no artesanato, nas danças regionais, nas festas e folguedos populares, nas cantigas, nos brinquedos e brincadeiras, nos provérbios, nas par lendas, nos trava-línguas, nas adivinhas, nas superstições e crendices.


Desta forma, aprendemos mais sobre o povo brasileiro, suas origens, suas crenças, sua maneira de agir e de pensar, ou seja, aprendemos mais sobre nós mesmos, conhecendo o nosso folclore.


O folclore brasileiro apresenta várias heranças culturais:


1) A dos povos indígenas;
2) A dos colonizadores portugueses;
3) A dos negros africanos trazidos para o país como escravos;
4) A dos imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães.


O estudo do folclore brasileiro começou com Amadeu Amaral (1875-1929) que era poeta e pesquisador das coisas nacionais.


Posteriormente, Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Figueiredo Pimentel e muitos outros contribuíram para o desenvolvimento dos estudos sobre o folclore brasileiro.


Mas, não dá para falar de folclore sem mencionar um autor que dedicou sua vida a pesquisar as histórias, os costumes, as tradições, as superstições, as crenças, as lendas e mitos do povo brasileiro.


Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte em 1898. Quando morreu, em 1986, nos deixou como herança a mais completa obra sobre o folclore de nosso país. Ele escreveu mais de 150 livros que são como uma fotografia da alma brasileira.
As manifestações do folclore brasileiro podem se concentrar numa única cidade ou pequena região, ou se espalhar por vários estados.


O carnaval, as festas juninas e a capoeira são exemplos de manifestações que ocorrem por todo o país. No geral, as manifestações folclóricas brasileiras podem ser classificadas de acordo com a divisão do país em grandes regiões:
* Região Norte: no estado do Pará, sobrevivem importantes festas populares como o Círio de Nazaré e a dança popular chamada carimbó, além de pratos típicos de quase toda a região como o pato no tucupi e o tacacá.
*Região Nordeste: o folclore nordestino é um dos mais ricos do país e inclui os folguedos do bumba-meu-boi, do pastoril, da nau catarineta e do fandango; as danças populares como a ciranda, o frevo, o maracatu, o tambor de crioula e a dança dramática do quilombo típica do estado de Alagoas; o artesanato de rendas e bordados, e a cerâmica nordestina cujo maior expoente foi Mestre Vitalino; a literatura de cordel, o teatro de mamulengos e a culinária baiana com seus acarajés, moquecas, carurus, abarás e outros quitutes.
*Região Sudeste: predominam as congadas, o artesanato do vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, as festas para Iemanjá no final do ano em todo o litoral do Rio de Janeiro, as duplas de música caipira, as festas religiosas do Divino Espírito Santo, do Domingo de Ramos e de Nossa Senhora dos Navegantes.
*Região Centro-oeste: se destaca com as cavalhadas e pelo bailado moçambique.
*Região Sul: a influência dos imigrantes europeus e da cultura gaúcha se faz presente nas tradições folclóricas através das danças, do artesanato e da culinária. Concluímos que, tudo enfim, que surgiu do povo e por ele é conservado e transmitido, tendo por base a influência dos escravos, índios, portugueses e imigrantes constitui-se no conjunto das tradições folclóricas brasileiras. Diante deste vasto território que é o nosso folclore, decidimos desenvolver esse projeto por achar muito importante esse resgate da cultura brasileira. Optamos mais pela nossa região, e especialmente pelo personagem Saci-Pererê, no qual as crianças vivenciam no sítio do píca pau amarelo, um programa infantil.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ATIVIDADES H1N1




Orientações Gerais – Influenza a (H1N1)

A Influenza (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus influenza A (H1N1). Este novo vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa principalmente, por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Os sintomas são: febre de maneira repentina e tosse podendo estar acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória e dor de garganta.

A pessoa pode apresentar esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela influenza A (H1N1) ou ter tido contato próximo nos últimos 10 dias com pessoa classificada como caso suspeito ou confirmado de infecção humana pelo novo vírus de influenza A (H1N1).

A transmissão ocorre um dia antes do aparecimento dos sintomas até 7 dias em adultos e em crianças até 14 dias.

Essa doença foi definida pela Organização Mundial de Saúde como Pandemia e Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico da influenza no Brasil de 25/04 a 18 de julho, foram notificados 8.328 casos suspeitos de algum tipo de gripe no país sendo 1566 de gripe Suína.

A maior ocorrência foi nas regiões Sul e Sudeste onde as temperaturas nesta época do ano são mais baixas e há aglomeração de pessoas.

Para o enfrentamento desse agravo é imprescindível a adoção de medidas de controle por diversos setores da sociedade.

As recomendações do Ministério da Saúde para os viajantes internacionais são:a)

Às pessoas que se destinaram aos países afetados:

• Em relação ao uso de máscaras cirúrgicas descartáveis, a pessoa deverá seguir rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias locais. O uso da máscara é geralmente indicado para as pessoas com sintomas.

• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente, descartável.

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

• Evitar o contato direto com pessoas doentes.

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes ou/e roteiro de viagens recentes.

• Não usar medicamentos sem orientação médica.b)

Às pessoas que voltaram de viagens internacionais:

Pessoas que voltaram de outros países, independente de ter ou não casos confirmados da doença, e apresentarem alguns dos sintomas em até 10 dias após saírem desses países, devem:

• Procurar assistência médica no serviço de saúde e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.c)

À população em geral:Independente de viagens ou locais frequentados, caso apresentem os sintomas descritos acima, procurar assistência médica no serviço de saúde.

Os materiais técnicos de referência encontram-se no site do Ministério da Saúde http://www.saude.gov.br/.


ATIVIDADES























sexta-feira, 7 de agosto de 2009


MAIS UM SELINHO

ESSE EU GANHEI DA MINHA GRANDE AMIGA lANE
DO BLOG http://cantinhoinfantiltialane.blogspot.com/

SEMPRE LEMBRANDO DE MIM, OBRIGADA AMIGA.


As regrinhas são :Dizer seis coisinhas sobre você ,repassar o selo para 6 amigas e avisá-las.

São importantes para mim:

Deus

saúde

família

amigas

trabalho

paz

Ofereço para:
http://ritiiiiinha.blogspot.com/
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/
http://meujardim2009.blogspot.com/
http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/
http://profetati.blogspot.com/
http://arte-com-quiane.blogspot.com/

terça-feira, 4 de agosto de 2009

DIA DO ESTUDANTE

DIA DO ESTUDANTE




Mensagem do Dia do Estudante...



Para alguém muito especial...Você, estudante é quem pode se considerar uma pessoa muito batalhadora.

Uma pessoa que batalha todo dia, à busca de mais conhecimento a cada instante.



Alguém, que luta para alcançar seus objetivos, sem nunca ter pensado em desistir.

É como se essa palavra não existisse no seu vocabulário.



Alguém que jamais quer estar em primeiro lugar,sem jamais ter passado por cima de qualquer pessoa que seja.



Estudante não tem idade, pode ser que tenha seis ou sessenta anos não importa, o importante é que cada pessoa um dia já foi ou vai ser um verdadeiro e um eterno estudante.

Parabéns a você estudante pelo seu dia.

*********************************************************

Mensagem de Dia do Estudante.

"Prezados Estudantes.

A cada ano, de energia renovada e cheios de esperança, nos preparamos para, de alguma forma, auxiliarmos na transformação de nosso País em uma grande nação.



E hoje, especialmente, apostamos antes de mais nada na sua capacidade de criar e transformar a realidade.



Não basta ter sonhos para realizá-los.



É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos.



Feliz Dia do Estudantes!"

**********************************************************************

Frase para Dia do Estudante:



Ser Estudante...Tarefa difícil, mas não impossível, tarefa que exige muita batalha , muito esforço,tarefa que deve ser feita com o coração!



Parabéns, feliz dia do estudante!

******************************************************************


Frase para Dia do Estudante:



“Estudar é como conhecer mundos diferentes.



Tempo de novidade a cada dia.



Tempo de alegria a cada hora.



Tempo de se preparar para a vida...



Feliz Dia do Estudante!”


*********************************************

Frase para Dia do Estudante:



Não importa qual seja o seu estilo, hoje é seu dia!



Parabéns Estudante!

************************************


Frase para Dia do Estudante:



"Querido estudante,Viva o dia de hoje.



Ele é um dia precioso, Assim como é precioso cada dia da nossa vida.



Parabéns pelo Dia do Estudante.

************************************************************************

"Frase para Dia do Estudante:



“Estude direito porque senão...nunca vai se tornar (advogado)...



Feliz dia do estudante!”

**********************************************************************
*************************************

Oração do Estudante.



Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.



Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.



Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.



Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.



A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV .



Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.



Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.



Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.



Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores.



Amém.

####################################################


História do Dia do Estudante.



Como nasceu o dia do Estudante.



No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife.



Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII.



As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes.



Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

############################



SER ESTUDANTE:



Se quiseres ser um verdadeiro estudante



Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida.



Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais!Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o.



Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá.



Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão.



Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra.



Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar.



Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda.



Certamente haverá alguém para te estender a mão.



Sê leal, fraterno, amigo, forte!Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde.Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país.



Respeita para ser respeito.



Valoriza para ser valorizado.



Espalha amor para seres amado.



Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido.



Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas.



Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te).Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder,Pensa na existência de tudo o que te cerca.Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói.



Não faça do teu colega, uma escada para subir.



Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.



Autora: Marina da Silva

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

*****************************

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MES DE AGOSTO






DATAS COMEMORATIVAS -AGOSTO


01-DIA NACIONAL DO SELO
03-DIA DO TINTUREIRO
04-DIA DO PADRE
05-DIA NACIONAL DA SAÚDE
08-DIA DOS BANDEIRANTES
09-DIA DOS PAIS
10-DIA DA ENFERMEIRA
11-DIA DO GARÇOM
11-DIA DA TELEVISÃO
11-DIA DO ADVOGADO
11-DIA DO ESTUDANTE
12-DIA NACIONAL DAS ARTES
13-DIA DO ECONOMISTA
14-DIA DO COMBATE Á POLUIÇÃO
15-DIA DA INFORMÁTICA
17-DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO
19-DIA DO ARTISTA DE TEATRO
19-DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
21-DIA DA HABILITAÇAO
22-DIA DO FOLCLORE
24-DIA DO ARTISTA
25-DIA DO FEIRANTE
25-DIA DO SOLDADO
27-DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS
27-DIA NACIONAL DO PSICÓLOGO
28-DIA DA AVICULTURA
28-DIA DO BANCÁRIO
29-DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO
31-DIA DO NUTRICIONISTA

domingo, 2 de agosto de 2009

SELINHOS




MAIS UM SELINHO






GANHEI ESSE SELINHO DA AMIGA TIA LANE

OBRIGADA AMIGA. AMEI.AS REGRAS SÃO:

1- DIZER QUEM COLOCOU O SELINHO E COLOCAR A AMIGA.


2-COPIAR E RESPONDER AS PERGUNTINHAS


3-ESCOLHER OUTRAS 5 AMIGAS PARA PASSAR O SELINHO E COLOCAR O LINK PARA O BLOG DELAS.


4-AVISÁ-LAS QUE GANHARAM O SELINHO.


AÍ VÃO AS PERGUNTINHAS:


1-MANIA: COMPUTADOR


2-PECADO CAPITAL: CAFÉ


3-MELHOR CHEIRO DO MUNDO: DA MINHA MÃE


4-SE O DINHEIRO NÃO FOSSE PROBLEMA EU FARIA: CONHECERIA CADA AMIGA DOS BLOG PESSOALMENTE


5-CASOS DE INFÂNCIA: SITIO DA VÓ


6-HABILIDADES DE DONA DE CASA: LIMPEZA


7-O QUE NÃ GOSTA DE FAZER EM CASA: COZINHAR


8-DESABILIDADES DE DONA DE CASA: SOBREMESAS


9-FRASE:NÃO AME O PODER ,TENHA O PODER DE AMAR


10-PASSEIO PARA A ALMA: PAZ DE ESPIRITO


11-PASSEIO PARA O CORPO: CAMINHADA NA PRAIA


12-O QUE ME IRRITA: DESORDEM


13-FRASE QUE FALO MUITO: SILÊNCIOPOR FAVOR


14-PALAVRÃO MAIS USADO: DROGA


15-DESCE O SALTO E SOBE O MORRO QUANDO: MENTIRA


16-PERFUME QUE USO NO MOMENTO: LUA DA NATURA


17-ELOGIO FAVORITO; PARABÉNS


18-TALENTO OCULTO: AMAR


19-NÃO IMPORTA QUE SEJA MODA NÃO USARIA NEM NO MEU ENTERRO: MINI SAIA


20-QUERIA TER NASCIDO SABENDO: FALAR ALEMÃO


21-EU SOU EXTREMAMENTE: RESPONSÁVEL

AS 5 AMIGAS QUE EU INDICO SÃO:


http://ritiiiiinha.blogspot.com/

http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/

http://meujardim2009.blogspot.com/

http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/

http://profetati.blogspot.com/

BEIJOS A TODAS

PROF SANDRA NÁDIA