quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ALFABETO DECORADO

essas letras estavam faltando. bjs











############################################################

































quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FOTOS DAS CRIANÇAS CONSTRUINDO ÔNIBUS CAIXA DE LEITE

VINICIUS
OLHA A BRENDA AI

ESSA É A ADRIELLEA UXILIAR DE SALA E AMIGA


LINDA SHAIANE


MEU GATINHO DAVID


LINDO ROBSON


MEU CDF ALERRANDO

atividades meio de transportes
















MEIOS DE TRANSPORTES




Área de conhecimento: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes, Psicomotricidade e Música.

Conteúdo especifico: Diferentes meios de transporte existentes em nossa cidade.

Objetivo:

Conhecer os meios de transporte mais primitivos, até os mais atuais, explorando as amplas possibilidades de trabalho que o tema traz, como: a evolução da tecnologia, inventores que se destacaram os tipos de transportes, a importância em nossas vidas, conscientização dos meios de segurança, etc.
Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas atividades pedagógicas;
Explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de situações lúdicas, registrando através de diversas linguagens, a fim de ampliar o conhecimento de si, do outro e do mundo, bem como suas capacidades e limitações;
Vivenciar no cotidiano situações que favoreçam a construção da estrutura lógica-matemática.

Pré-atividade:

O projeto inicia através de uma conversa em roda, levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre os meios de transporte (vocês sabem quais são os meios de transporte existentes em nosso bairro? quais os meios de transportes vocês usam para passear e vir á escola?…). A partir dessa conversa, as crianças levarão para casa um questionário para realizar uma pesquisa sobre os meios de transportes que sua família usa para trabalhar, passear…

Montar um gráfico através da pesquisa realizada com as crianças. Expor o gráfico dentro da classe e vamos comparar com dos amigos da outra turma. Definir quais os meios de transporte (aéreos, terrestres e marítimos) cada turma irá trabalhar.


Observar alguns meios de transporte utilizados. Entender a importância dos transportes para o funcionamento da cidade.

Compreender a evolução dos meios de transporte. Perceber os tipos de solo de cada meio ambiente.
Construir meios de transporte com sucatas.
Conscientizar a importância dos sinais de trânsito, o cinto de segurança e a faixa de pedestre.
Pesquisar em livros sobre os inventores que se destacaram.
Realizar brincadeiras que envolvam transportes, com passeio de motoca, trenzinho, etc.;
Construção de uma estrada para andarmos a pé, de motoca e com carrinhos;
Observação e imitação dos sons emitidos pelos transportes;
Classificação dos meios de transporte, terrestres, aéreos e marinhos;
Utilização de literaturas variadas;
Proporcionar atividades artísticas utilizando sucatas, gravuras, fotos, etc.;
Explorar a utilidade de cada transporte;
Construção de brinquedos de sucata;
Confecção de cartazes sobre transportes;
Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
Descrição e imitação dos sons encontrados em gravuras e fotos;
Jogos de roda e brincadeiras que utilizem o corpo como forma de expressão de transportes;
Brincadeiras livres com meios de transporte.
Promover discussão;
Pesquisa;
Promover brincadeiras com os sinais de trânsito;
Mostrar a diferença do meio de transporte antigo e atual;
Propor a confecção de meios de transporte com material de sucata;
Fazer circuito utilizando placas de sinalização para simular algumas regras de trânsito.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009



Certa vez, uma mãe viu seu filhinho sentado em um canto da sala, recitando alto as letras do alfabeto: a, b, c, d, e, f, g...
Intrigada, ela se aproximou e lhe perguntou: filho, o que você está fazendo?

Mamãe, você me disse para eu orar sempre a Deus. Acontece que eu não sei como fazer. Então resolvi ir dizendo o alfabeto inteiro para Deus, pedindo que faça uma boa oração com essas letras.
O fato poderia ser tomado como uma dessas coisas de criança se não houvesse tanta fé na simplicidade do gesto. Simplicidade que esquecemos muitas vezes.

Quantas vezes dizemos que não sabemos orar ou como nos dirigir ao Criador. Chegamos a pedir a outros que orem por nós, pelas nossas necessidades, pelos nossos afetos, porque não sabemos como orar.

E é tão simples. Orar é dialogar com quem é o maior responsável pela nossa vida, por tudo que somos, desde que nos originamos da sua vontade: Deus.

Não há necessidade de palavras difíceis, rebuscadas ou decoradas. A oração deve ser espontânea, gerada pela necessidade do momento. Ou por um momento de intensa alegria, uma conquista concretizada, um objetivo alcançado.

Já nos ensinou o Mestre Galileu em seu tempo: não creiais que por muito falardes, sereis ouvidos. Não é pela multiplicidade das palavras que sereis atendidos.

E sabiamente ainda ensinou Jesus que se devia orar ao Pai em secreto. Portanto, existem muitas preces que nem chegam a ser proferidas. Explodem da alma para os céus sem que os lábios tomem parte, sem que as cordas vocais sejam acionadas.

Deus vê o que se passa no fundo dos corações. Lê o pensamento dos seus filhos.
A oração pode se tomar incessante em nossas vidas sem que haja necessidade de tomarmos qualquer postura especial. A prece pode ser de todos os instantes, sem nenhuma interrupção dos nossos trabalhos.

Pode consistir no ato de reconhecimento a Deus quando escapamos de um acidente que poderia ser fatal. Pode ser um momento de êxtase pela beleza do oceano que joga suas ondas contra as rochas, desejando arrebatá-las para o seu seio.

Ou, ainda, ante o espetáculo de cores do arco-íris após a tormenta que despetalou as rosas.
Sem fórmulas prontas, sem palavras encomendadas ou de difícil pronúncia.
Rogar, agradecer. Exatamente como a criança que ganha um brinquedo, pula no colo do pai, e diz sorrindo: obrigado, papai. Adorei.

Ou, quando, súplice, pede: papai compra um sorvete? Ah, por favor. Compra, papai.
Singeleza, simplicidade. É assim que devemos dialogar com Deus, nosso Pai.
Deus, em sua infinita misericórdia, criou um canal especial de comunicação para que a qualquer hora, em qualquer lugar, todo ser pensante pudesse falar com ele.

Este canal chama-se prece. Acessível ao pobre, ao abastado, ao letrado e ao desprovido de recursos intelectuais. À criança e ao adulto; a quem crê e até mesmo a quem não crê mas que um dia se dá conta que é muito confortador ter um Pai que escuta sempre, atende e socorre.
Não se esqueça de usar o seu canal especial de comunicação.

MENSAGEM DIA DAS CRIANÇAS





Dizes que sou o futuro,
Não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz,
Não me induzas à guerra.

Dizes que sou a promessa do bem,
Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos,
Não me abandones ás trevas.

Não espero somente o teu pão,
Dá-me luz e entendimento.

Não desejo tão só a festa do teu carinho,
Suplico-te amor com que me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos,
Peço-te bons exemplos e boas palavras.

Não sou simples ornamento de teu carinho,
Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.

Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.

Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra...
Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.

PROJETO DIA DAS CRIANÇAS


Projeto Dia das Crianças
- Semana da Criança

Projeto Dia das Crianças

Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

Objetivos:
Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativa
Valorizar a criança
Estimular a auto-estima
Evidenciar direitos e deveres da criança
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança
Proporcionar jogos e brincadeiras

Desenvolvimento:
Capa para trabalho
Lembrancinhas
Desenhos para colorir
Recorte e colagem
Músicas e poesia
Dobradura
Brinquedos com sucata
Brincadeiras dirigidas
Mensagens

Culminância:
Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca ou cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças.


Avaliação: A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

DATAS COMEMORATIVAS MES DE OUTUBRO



Datas Comemorativas de
Outubro
01 - Dia Internacional da Terceira Idade
03 - Dia do Petróleo Brasileiro
03 - Dia Mundial do Dentista
04 - Dia da Natureza
04 - Dia do Poeta
04 - Dia de São Francisco de Assis
04 - Dia da Anistia
04 - Dia Internacional da Ecologia
04 - Dia Mundial da Propaganda
05 - Dia Mundial dos Animais
07 - Dia Nacional do Compositor
11 - Dia do Deficiente Físico
11 - Dia do Teatro Municipal
12 - Dia de Nossa Senhora Aparecida
12 - Descobrimento da América (1492)
12 - Dia do Atletismo
12 - Dia da Criança
12 - Dia Nacional da Leitura
13 - Dia do Fisioterapeuta
14 - Dia da Pecuária
15 - Dia do Professor
16 - Dia Mundial da Alimentação
16 - Dia da Ciência e Tecnologia
17 - Dia da Indústria Aeronáutica
18 - Dia do Médico
18 - Dia do Repórter
20 - Dia Nacional do Poeta
23 - Dia de Santos Dumont
23 - Dia da Aviação e do Aviador
24 - Dia das Nações Unidas - ONU
25 - Dia da Democracia
25 - Dia da Saúde Dentária
26 - Dia Internacional da Cruz Vermelha
29 - Dia Nacional do Livro
31 - Dia Mundial do Comissário de Vôo
31 - Dia das Bruxas

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE




DINÂMICA PASSE-REPASSE

1 – PARABÉNS! Você tem muita sorte, foi premiado com esta caixa de chocolate. Ela simboliza a compreensão a confraternização e a amizade durante esse tempo. Mas ela não será sua, observe os amigos e aquele que considerar mais organizado será o ganhador dela.

2 – A ORGANIZAÇÃO é algo de grande valor e você como possuidor dessa virtude, irá levantar-se para entregar esta caixa ao amigo que você achar mais feliz.

3 – ALEGRIA – aqui está uma caixa de chocolate que lhe entrego por ver em você muita alegria, alegria esta que anima nossos encontros, tornando-os sempre agradáveis. Mas infelizmente ela não é sua, com muita alegria entregue-a para a pessoa mais séria da turma.


4 – SERIEDADE é sua marca pessoal, ser séria faz de você uma pessoa respeitada, porém ao contrário das pessoas sérias, você é agradável e suportável, continue sendo assim. Portanto a caixa de chocolate não é sua, com toda seriedade passe-a para a pessoa mais elegante.

5 – ELEGÂNCIA, como você deve esforçar-se para manter todo este visual elegante e o bom é que você consegue alcançar o seu objetivo que é ser elegante, e através dela consegue muitos amigos, menos essa caixa de chocolate, por isso passe-a para a pessoa mais meiga da turma.

6 – A MEIGUICE é algo muito raro e você a possui, parabéns. Mas a caixa ainda não será sua, e você com o seu jeito tão especial de ser vai fazer questão de entregá-la a quem considera mais extrovertido.

7 – VOCÊ É EXTROVERTIDA, chega e já vai fazendo a festa, não importa o momento e o lugar, você chega fala e brinca com todo mundo. Com uma facilidade espetacular vai se instaurando no meio de todos. Parabéns, você deve ser muito feliz, daí cabe a você encontrar no meio de nós alguém que lhe transmite felicidade.

8 – Dizem que a FELICIDADE é como uma borboleta, quanto mais você a persegue, mais ela foge. No entanto, se você volta a sua atenção para outras coisas, ela vem e suavemente pousa no seu ombro. Não chego a ver a borboleta no seu ombro, mas vejo a felicidade estampado no seu rosto e isso torna-nos felizes. Com toda felicidade que existe em você passe a caixa de chocolate para a pessoa mais corajosa.

9 – Você foi contemplado com esta caixa e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhido passe-a para a pessoa mais inteligente.


10 – A INTELIGÊNCIA nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade impede que eles desenvolvam tal virtude. Demonstre mais um ato de sua inteligência passando este presente para quem você achar mais simpático.

11 – para comemorar a escolha do presente distribua um largo sorriso entre os amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas SIMPÁTICAS como você. Parabéns pela simpatia. Não fique triste, o presente não será seu, passe-o para quem você acha mais amigo.

12 – A AMIZADE é uma das coisas mais importantes na vida. Você ter um verdadeiro amigo é como possuir um tesouro de valor exorbitante, por isso, conquiste outro amigo dando-lhe essa caixa de chocolate. Para isso ele tem que ser pontual nos compromissos.

13 – PONTUALIDADE é a qualidade marcante dos britânicos, portanto você é brasileiro e sabe respeitar seus compromissos honrando o horário. Você com certeza não gosta de deixar ninguém esperando. Mas aguarde a hora certa de ganhar uma caixa de chocolate, pois essa ainda não é sua, passe para a pessoa mais solidária.

14 – A SOLIDARIEDADE é coisa rara no mundo em que vivemos, onde encontramos muitas de egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário aos colegas, mas o presente ainda não será seu, passe-o para a pessoa mais bonita.

15 – Que bom! Você foi escolhido como o colega mais BONITO do grupo, por isso desfile para todos observarem o quanto é bonito. Obrigado pelo desfile, mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe transmite PAZ.

16 – O mundo inteiro clama por PAZ, e você gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza.
Parabéns! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz passe esta caixa para a pessoa mais dinâmica.

17 – Você sabe mesmo como fazer as coisas, nada é difícil sempre procura dar um jeito de tornar tudo muito simples e eficiente, não é à-toa que você é DINÂMICA, portanto eficientemente escolha entre todos, a pessoa que é mais trabalhadora, que mereça a caixa de chocolate.

18 – Dizem que o TRABALHO dignifica o homem e você leva a sério o trabalho, não perde tempo e nem tem moleza com você. Fazendo do trabalho até motivo de farra e folia, é isso aí. Acredito que gostando de trabalhar desse jeito você é capaz de encontrar entre os demais alguém responsável para dar essa caixa de chocolate.

19 – RESPONSABILIDADE é com você, nunca desaponta ninguém nos compromissos, sempre cumpre como que se compromete de forma espetacular. Sendo você a mais responsável receberá o encargo de maior responsabilidade; cabe a você encerrar esse passe-repasse, dando essa caixa de chocolate a pessoa mais caridosa da turma.

20 – Bem... a pessoa CARIDOSA não é egoísta, não tem inveja, gosta de todo mundo e tem como satisfação ajudar o próximo, servir e dividir o que tem, principalmente, quando se trata de uma caixa de chocolate. Por isso divida os chocolates com todos aqui presentes.

DESCULPE


OLÁ AMIGAS ME DESCULPE PELA AUSENCIA ESTAVA SEM COMPUTADOR

MAS VOU TENTAR RESPONDER TODAS OS COMENTARIOS, E POSTAR MUITAS NOVIDADES. BJS