sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ATIVIDADES PROJETO ANIMAIS





• Com a máscara de alguns animais, usada primeiramente por mim, e depois por eles falar muito sobre o animal, em seguida cantar músicas com o animal apresentado (hoje foi o amigo jacaré).

Música jacaré

Eu vi um jacaré. Que gosta de comer. Esconda sua orelha senão o jacaré come sua orelha e o dedão do pé.
Eu vi um jacaré. Que gosta de comer. Esconda sua boca senão o jacaré come sua boca e o dedão do pé.
Eu vi um jacaré. Que gosta de comer. Esconda sua nariz senão o jacaré come sua nariz e o dedão do pé.
Eu vi um jacaré. Que gosta de comer. Esconda sua mão senão o jacaré come sua mão e o dedão do pé.
...................................
MÚSICA
Jacaré no bosque

Jacaré foi passear no bosque
Jacaré foi passear no bosque
Olha por ali, olha por aqui.
O que ele vê????
Um peixinho!!!!!
Abriu a boca e..... Não comeu o peixinho.
Jacaré foi passear no bosque
Jacaré foi passear no bosque
Olha por ali, olha por aqui.
O que ele vê????
Outro peixinho !!!!!
Abriu a boca e..... comeu o peixinho.



O PATO


•Numa cartolina branca cada criança irá fazer um lago com tinta guache azul, depois de secar, carimbar a mão de cada um com tinta guache branca em cima do lago, formar um pato, fazer o bico de vermelho e o lho de verde.

•Cantar a música cinco patinhos da Xuxa











•Explorar o modo de vida do pato, seu habitat, alimento, corpo etc. (oralmente).





•Colocar diversos animais colocá-los numa caixa.
•Cada uma das crianças tira uma figura de animal da caixa (surpresa) e podem:
•Dizer o nome do animal;
•Descrever;
•Imitar a voz e o andar;
•Inventar histórias.

PROJETO ANIMAIS


PROFESSORA : SANDRA NÁDIA KUNTZE
TURMA: PRÉ I B



PROJETO: ANIMAIS


Justificativa:

O tema do projeto dispersa o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral contam com várias informações relativas a ele. A proposta do assunto animais é de uma possível justificativa, pois eles têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, historias e jogos) e alem disso possuem o importante caráter de identificação de suas vivencias pessoais e sociais. Esse estudo facilitara a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que seram aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivo geral:

Identificar os animais domésticos e mais conhecido e conhecer outros animais da flora Brasileira.


Objetivos específicos;

• Reconhecer várias espécies de animais.
• Nomear os animais e suas características físicas.
• Identificar animais já conhecidos e os desconhecidos.
• Descrever alguns animais.
• Valorizar os animais como seres importantes e a necessidade da sua preservação no planeta.
• Aguçar a consciência ecológica.
• Classificar animais quanto ao seu habitat, alimentação, comportamento, características, etc.
• Observar e reconhecer as pegadas de alguns animais, comparando-as com as das pessoas.
• Imitar sons de animais.
• Explorar os diversos animais, utilizando todos os sentidos.
• Aguçar a curiosidade e o desejo de conhecer vários animais.
• Exercitar as percepções, através das diversas atividades sugeridas durante o projeto.



Atividades e desenvolvimento

• Dramatização
• Conto
• Dinâmica de grupos
• Pesquisas
• Leituras informativas
• Quebra cabeças
• Seqüência de figuras
• Desenhos dirigidos e espontâneos
• Recortes e colagem
• Mascaras
• Fantoches
• Dedoches
• Musicas
• Poesias
• Pinturas
• Passeios relacionados com o tema
• Mímicas
• Fabulas
• Historias
• Painéis
• adivinhações



Material didático e recurso;

• Livros didáticos
• CD
• Televisão
• Sucata
• Folhas xerocadas
• Revistas
• Cola
• Tesoura
• Espelho
• Mascaras
• Fantoches
• Som
• Filmes
• Papeis diversos
• Tinta
• Pincel
• Lápis de cor
• Giz cera
• Livros literatura infantil