quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIA DAS MÃES


Para Sempre


Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

(Carlos Drummond de Andrade
)

segunda-feira, 12 de abril de 2010



PROJETO LEITURA AMIGA

O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça,
Que, entre um mistério e um segredo,
Põe idéias na cabeça.
(Maria Dinorah)


A literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, à percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, a criatividade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade atual.
As situações de interação, contato e manuseio de diferentes materiais escritos são importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Mas, será ainda mais enriquecedor se este manuseio e contato forem com histórias de literatura infantil, pois os desenhos maravilhosos e os enredos instigantes que se encontram explícitos nos livros são como uma chamada, um convite que fascina a criança, proporcionando-lhe imenso prazer e interesse.
A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.
E foi pensando dessa forma que elaborei com carinho esse projeto: “Leitura amiga” na qual tem por objetivo o resgate das histórias na sua plenitude.



OBJETIVO GERAL DO PROJETO:


Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo lingüístico da criança.
Atividades:
• Baú de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados, reescritos;
• Baú da fantasia para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s);
• Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
• Colocar nas costas de um aluno ( ou mais de um se quiser colocar várias palavras), um papel com uma palavra escrita, para que a turma tente ler o que está escrito (o aluno evita a leitura) e adivinhe do que se trata o livro;
• Usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes;
• Recontar a história com fantoches;
• Caracterizar personagens ( bom momento para identificar valores humanos);
• Analisar o assunto principal da história;
• Em roda colocar os livros no meio da sala ou distribuir um para cada um. Pedir que leiam e ainda na roda recontem a parte que mais gostaram da história. Ilustrar no final;
• Teatro de fantoches, teatro de sombras, teatro de palito Che, dramatizações;
• Utilizar a mesma história contada em épocas e autores diferentes para que façam comparações:elaborar novas versões dos contos de fadas;

terça-feira, 6 de abril de 2010


Educação Infantil

www.fe.usp.br/laboratorios/labrimp/index.html

Descrição: Destinado a profissionais que atuam com Educação Infantil e Anos Inicias. Página que traz dezenas de exemplos de brincadeiras e jogos tradicionais que podem ser utilizados para enriquecer suas aulas e despertar emoções nas crianças.

Indicação: Professores de Educação Infantil.


www.divertudo.com.br/

Descrição: Esta é uma página cheia de jogos virtuais, brincadeiras, histórias divertidas, protetores de telas, adivinhações e outras coisinhas legais.

Indicação: Educação Infantil.

www.duende.com.br/

Descrição: A maravilhosa página da criança que traz muitos divertimentos, dentre os quais: mágicos, desenhando e pintando, duende ecologia, horóscopo, conteúdos escolares, jogos e assuntos atuais e correio dos duendes.

Indicação: Educação Infantil.


www.1papacaio.com.br/

Descrição: O página que brinca com você! Jogos, brincadeiras e atividades educativas em Flash. Downloads de desenhos de personagens, animações, papéis de parede, músicas, livros animados, etc...

Indicação: Educação Infantil e professores.

site dedicas.uol.com.br/

Descrição: Esta pagina da Web contém: histórias infantis, contos, ilustrações para trabalhos, dicas de educação, dicas de atividades, dicas de material, software educativo, etc.

Indicação: Professores da Educação Infantil

www.mingaudigital.com.br/

Descrição: Esta página é destinada para crianças de 6 a 12 anos e seus pais que procuram investigar o interesse pela cultura em geral. Contêm jogos, esportes, animais de estimação....

www.recreionline.abril.vol.com.br/

Descrição: Esta página é destinada para crianças de 7 a 11 anos com jogos, brincadeiras, experiências...

www.meleca.com.br/

Descrição: Esta página é destinada para crianças ,onde personagens apresentam brincadeiras, experiências sobre a internet.





Descrição: Este página é destinado para crianças. Com varias atividades para ela fazer no computador.


www.smilinguido.com.br/

Descrição: Este página é destinado para crianças e contém jogos ,desenhos para colorir,papel de parede entre outros.

www.duendes.com.br/

Descrição: Este página é direcionado para crianças com atividades,como ensinar as letras,números, e também traz temas muito interessantes sobre a ecologia entre outros.

www.meninomaluquinho.com.br/

Descrição: Este página é destinado para crianças que além de ter jogos, você encontra informaçôes sobre datas comemorativas.

http://www.ecokids.com.br/

Descrição: Esta página contém conteúdo conteúdos sobre animais, ecologia, meio ambiente, para as crianças. Agregada também jogos, desenhos para pintar, exercícios, dobraduras...

MEUS ALUNOS








sábado, 3 de abril de 2010

DIA DO ÍNDIO


No dia 19 de abril, todos os países do continente americano comemoram o Dia do Índio. A data foi criada no I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940. O evento foi considerado histórico porque reuniu representantes de vários países americanos e índios de diversas comunidades.
No Congresso também foi criado o Instituto Indigenista Interamericano – órgão internacional que tem a missão de garantir os direitos indígenas na América.
O Brasil também aderiu ao Instituto. Na época, o presidente Getúlio Vargas – atendendo aos apelos do Marechal Rondon – assinou um decreto, a exemplo dos demais países do continente, instituindo o dia 19 de abril como o Dia do Índio.
Conheça aqui a história dos índios brasileiros: a catequização, as perseguições, a escravidão, a luta pela retomada da posse de suas terras, as atuais áreas demarcadas e a conquista de seus direitos.

www.klickeducacao.com.br