Postagens

Mostrando postagens de junho, 2010

O lúdico na educação infantil

Imagem
O lúdico na educação infantil No processo da educação infantil o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento. A desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança em favor do conhecimento estruturado e formalizado ignora as dimensões educativas da brincadeira e do jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva da criança. É urgente e necessário que o professor procure ampliar cada vez mais as vivências da criança com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças. O brincar, compreendido sob a ótica do brinquedo e da criatividade, deverá encontrar maior espaço para ser entendido como educação, na medida em que os professores compreenderem melhor toda sua capacidade potencial de contribuir para com o desenvolvimento da criança. É fundamental que os professores tenham conhecimento do saber que a cri

LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Imagem
O lúdico é o parceiro do professor. Brincar hoje nas escolas está ausente de uma proposta pedagógica que incorpore o lúdico como eixo do trabalho infantil. Esse resultado, apesar de apontar na direção das ações do professor, não deve atribuir-lhe culpabilidade. Ao contrário, trata-se de evidenciar o tipo de formação profissional do professor que não contempla informações nem vivências a respeito do brincar e do desenvolvimento infantil em uma perspectiva social, afetiva, cultural, histórica e criativa. É rara a escola que invista neste aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira, na sala de aula ou ela é utilizada com um papel didático, ou é considerada uma perda de tempo. Há um bom tempo, as escolas dão o devido valor ao brincar. Valorizar neste caso significa cada vez mais levar o brinquedo para a sala de aula e também promover os profissionais de conhecimentos para que possam entender e interpretar o brincar, assim como utilizá-lo para que auxilie na construção do apre

A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Imagem
“Pontuar música na educação é defender a necessidade de sua prática em nossas escolas, é auxiliar o educando a concretizar sentimentos em formas expressivas; é auxiliá-lo a interpretar sua posição no mundo; é possibilitar-lhe a compreensão de suas vivências, é conferir sentido e significado à sua nova condição de indivíduo e cidadão.” Zampronha (2002, pg120) Por atender a diferentes aspectos do desenvolvimento humano, a música tem como função ser um agente facilitador integrador do progresso educacional. Não basta, porém, simplesmente colocá-la no currículo. Já basta o Brasil, que tem muita coisa no papel e pouco em prática. Do ponto de vista da psicologia, a música é uma forma de comportamento humano, em suas relações com o meio físico e social. Ao colocar na sala de aula, uma música mais agitada, é comum vê os alunos dançando, sorrindo mais, pulando, falando, gesticulando. O oposto é notado quando se coloca uma música mais lenta, ou instrumental conforme comenta Bréscia (2003). Foi i

COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS

Imagem
Comportamento Agressividade das crianças Quando falamos em bebês e crianças pequenas logo vem aquela vontade de estar perto deles, apertá-los, brincar com eles, pois além de serem fofos, trazem uma sensação de conforto e paz muito boa. Mas, às vezes, nos deparamos com os "pitbebês", aqueles que dá medo até de chegar perto: eles adoram bater, gritar, morder. Como pode uma criança tão pequenina mostrar um comportamento tão agressivo? É claro que os bebês não são culpados por essas reações, na maioria dos casos eles agem por instinto. Freud, em sua teoria da personalidade, já dizia que, ao nascer, o homem tem apenas a primeira estrutura, o Id, que representa os instintos. Nos primeiros anos de vida precisamos ser atendidos imediatamente em nossas necessidades, e é exatamente isso que os bebês procuram. Bebês vão em busca de resultados rápidos, são impacientes. Alguns psicólogos dizem que há evidências suficientes de que a agressão é uma reação predominante, senão inevitável, à f

TEMA DA COPA DO MUNDO 2010

Imagem
Wavin' Flag (Tema da Copa do Mundo) Skank Composição: Skank/Coca-Cola Gooool ôôô Goooooollll Brasil! Gooool ôôô Goooooollll Give me freedom, Give me fire, Give me reason Take me higher, See the champions Take the field now, Unify us, Make us feel proud In the streets our Hands are lifting, As we lose our, Inhibition, Celebration It surrounds us, Every nation All around us, Staying forever young Singing songs underneath the sun, Let's rejoice in the beautiful game, And together at the end of the day, We all say, When I get older I will be stronger They'll call me freedom Just like a Wavin Flag Then wave your flag Then wave your flag Then wave your flag Ô Ô Ô When I get older I will be stronger They'll call me freedom Just like a Wavin Flag Then wave your flag Then wave your flag Then wave your flag Ô Ô Ô Gooool ôôô Goooooollll Brasil! Gooool ôôô Goooooollll Gol de placa de trivela no cantinho pra desempatar É de letra de cabeça bicicleta pra comemorar A bola vai rolar en

CRIANÇA !!!!

Imagem

PREMIO

Nova participante: Blog da PROFESSORA SANDRA NADIA está concorrendo ao prêmio Top Blog! http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=27106334 AMIGAS VOTE NO MEU BLOG É SÓ CLICAR.. AO LADO OBRIGADA. BJS