domingo, 19 de setembro de 2010

TEMA: Meio ambiente

OBJETIVO GERAL:

Conscientização dos alunos para a importância do Meio Ambiente para a vida do
Planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- analisar o lugar em que vivemos
- estabelecer o respeito ao espaço próprio, ao espaço ambiental e ao espaço coletivo;
- compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e
agente da transformação do mundo em que vive;
- identificar-se como parte integrante da natureza;

JUSTIFICATIVA:
“O homem surgiu há pouco mais de um milhão de anos e povoou a Terra em
ritmo muito lento, tendo de enfrentar tempestades, pragas, doenças e animais ferozes, em uma luta contínua com a natureza.
Foi graças à sua inteligência que ele sobreviveu e há pouco mais de cem anos,
com as conquistas tecnológicas e científicas, se tornou capaz de responder mais facilmente aos desafios da natureza. A partir daí, o crescimento populacional passou a ser muito maior e o domínio do homem sobre a natureza aumentou cada vez mais. Começaram, então, os problemas. A exploração dos chamados “recursos naturais” passou a ser muito intensa, a ponto de ser impossível renová-los.” apud Ofício do Professor, 2002, p.3.
Por isso, resolvemos a partir deste projeto discutir em sala de aula as questões que
se relacionam com o Meio Ambiente e conseqüentemente.
Qualidade de Vida, pois acreditamos que a principal ferramenta para a preservação do meio ambiente e da vida do homem é o conhecimento; somente com cidadãos bem informados e conscientes poderemos enfrentar este grande desafio para o bem do futuro da humanidade.

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa
- interpretação de texto;
- produção textual;
- vocabulário;
- leitura;
- oralidade;
- diferentes tipos de texto.
Matemática
- sistema de numeração decimal;
- operações (subtração, adição);
Ciências
- água;
- animais;
- poluição;
- higiene.
Estudos sociais
- O lugar onde vivemos
Artes
- música;
- contação de história;
- desenho.
Tema: Interpretação textual e atividades relacionadas ao índio.

Objetivos: - Conhecer alguma palavras indígenas e seus significados.
- Trabalhar interpretação textual e leitura oral.
- Escrever palavras no dicionário e fazer o desenho representativo.
- Trabalhar a oralidade através da musicalização.

Metodologia:
- Levar a música escrita no papel pardo, cantar a música e fazer uma interpretação e leitura oral.
- Destacar algumas palavras da música para que escrevam no dicionário e façam o desenho representativo.
- Fazer no quadro separação silábica com as palavras indígenas para copiarem no caderno.
- Pintar sobre o desenho da música. Recursos pedagógicos: Papel pardo, copinhos plásticos, mate leão, amendoim, batata doce, aipim, milho, banana, cesta,f olha de bananeira, figuras representando índios e algum objeto que represente um leão, um índio e uma índia.
Tema: Leitura e interpretação

Objetivos: - Interpretar as escritas dos nomes dos colegas de turma;
- Identificar a escrita do próprio nome, bem como, de palavras;

- Interpreta textos oralmente.

Conteúdos: Língua Portuguesa: gramática e oralidade.

Artes: desenho

Metodologia:

-Em uma roda no chão, colocar no centro crachás com o nome de cada criança virado para baixo.
A criança chamada deverá virar um crachá, ler o nome e entregar para o colega;
- Dividir a turma em grupos de 4 e com o alfabeto móvel cada criança de verá montar seu nome e palavras sugeridas, retiradas do texto que será trabalhado com eles. A última palavra sugerida deverá ser FOCA, para que se possa rapidamente conversar sobre o animal e introduzir a música;
- Ouvir a música “A Foca” da Arca de Noé com o aparelho de CD;
- Apresentar um cartaz com a letra da música para incentivá-los e ensiná-los a cantar, trabalhando a oralidade;
- Brincadeira da batata quente: enquanto a música toca, as crianças vão passando um saco com palavras retiradas do texto, quando parar a música a criança deve retirar uma palavra do saco e ler em voz alta;
- Trabalhar interpretação textual oral com registro coletivo escrito;
- Escolher algumas palavras retiradas o texto para serem escritas no dicionário com seu respectivo desenho;
- Como atividade final, propor as crianças que façam o desenho da música para o livro de música.

Recursos:
- Crachás com o nome das crianças;
- Alfabeto móvel;
- CD Arca de Noé;
- Cartaz com a letra da música;
- Aparelho de som;
- Saco de pano para a brincadeira da batata-quente;
- Dicionário;
- Letra da música digitada em papel A4.
Avaliação:
Durante todas as atividades, será observada a leitura e escrita das crianças.