quinta-feira, 20 de março de 2014

MÚSICAS INFANTIL


VAMOS CANTAR, VAMOS CANTAR

Eu tirei o dó da minha viola
Da minha viola eu tirei o dó.
Dormir é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada
É bom, é bom, é bom.

Eu tirei o ré da minha viola
Da minha viola eu tirei o ré
Remar é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada
É bom. É bom, é bom.

Eu tirei o mi da minha viola
Da minha viola eu tirei o mi
Mingau é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada
É bom. É bom, é bom.

A carrocinha.


A carrocinha pegou
três cachorros 2X
de uma vez

trá – la – la que
gente é essa
trá – la – la que 2X
gente má

O pato.


Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o pato
Para ver o que que há
O pato pateta
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou no poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço quebrou
A tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela

Uma barata.


Havia uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu,
Bateu asas e voou

Seu Joaquim, quim, quim
Da perna torta, ta,
Dançando valsa, sa
Com a Maricota, ta

Bi-bi Fom-fom.


Bi-bi fom-fom
Cuidado o caminhão
Bi-bi fom-fom
Cuidado, atenção

O vermelho é pra parar
O amarelo é pra esperar
O verde quer dizer
Que você pode passar

Higiene.


Sai água da torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a merendinha
Lavarei as minhas mãos.
Já lavei minhas mãozinhas
Posso agora merendar,
Tenho as unhas bem limpinhas
Já podemos começar.

As Cores.

(Elvira Drumond) 


A vida é colorida
Se pinta como quer
As cores estão à disposição
Mas pinte com o coração.
Pinte, pinte
Com as cores de uma canção
Pinte, pinte
Mas pinte com o coração

Patinhos.


Todos os patinhos
Sabem bem nadar
Cabeça para baixo
Rabinho para o ar

A pulga e o percevejo.


A pulga e o percevejo
Fizeram a combinação: 2x
Tocar uma serenata
Debaixo do meu colchão!

Mexe, remexe
Procuro mas não vejo
A pulga fazendo cócegas
Aqui no meu cabelo

(Aqui no meu cotovelo, aqui no meu joelho, 
aqui no meu tornozelo, etc)

E tem outra variação
da 2ª estrofe (em voz bem caipira):
"Torce, retorce,
procuro mas não vejo
nao sei se era a pulga
ou se era o percevejo!"

Borboletinha, borboletão.


Borboletinha tá na cozinha
Fazendo chocolate para madrinha
Poti poti, perna de pau, olho de vidro
e nariz de pica-pau, pau, pau

Borboletão tá no fogão
fazendo macarrão
pro seu João.
Poti poti, perna de pau, olho de vidro
e nariz de pica-pau, pau, pau

O seu João é enjoado
comeu o macarrão
e falou que tá salgado.

SALGADO!!!

Fui no mercado.


Fui no mercado comprar café
Veio a formiguinha e subiu no meu pé
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar batata roxa
Veio a formiguinha e subiu na minha coxa
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar melão
E a formiguinha subiu na minha mão
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar gerimum
E a formiguinha subiu no meu bumbum
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui no mercado comprar um giz
Veio a formiguinha e subiu no meu nariz
Eu sacudi,sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Pipoca na panela.


Uma pipoca puxa assunto na panela
Outra pipoca vem correndo conversar
Aí começa um tremendo falatório
E ninguém mais consegue escutar
É um tal de Ploc!
Ploploc! Ploc! Ploc! (Três vezes)

Pintinho no telhado.


O Pintinho em cima do telhado
Escorregou e caiu no chão
Quebrou a asa, quebrou o bico
Foi pro hospital tomar injeção
Cuidado muito cuidado,
seu Pintinho com o gavião (duas vezes)

Cabeça, ombro.


Cabeça, ombro
joelho e pé
joelho e pé
Cabeça, ombro
joelho e pé
joelho e pé.

Olhos, ouvidos,
boca e nariz!

Cabeça, ombro
joelho e pé
joelho e pé!

Galinha Pintadinha.


A galinha pintadinha,
e o galo carijó,
a galinha usa saia
e o galo paletó...

A galinha ficou doente
e o galo nem ligou
e os pintinhos foram correndo
pra chamar o seu doutor...

O doutor era o peru (glu-glu)
a enfermeira era o Urubu (uhh-uhh)
e a agulha da injeção
era a pena de um pavão (ai, ai, ai)

A cobra.


A cobra não tem pé,
a cobra não tem mão,
como é que ela sobe
no pézinho de limão,
como é que ela sobe
no pézinho de limão?

Ela vai subindo,
vai, vai, vai
vai se enrolando,
vai, vai, vai.

A cobra não tem pé
a cobra não tem mão
como é que ela desce
do pezinho de limão,
como é que ela desce
do pezinho de limão?

Ela vai descendo,
vai, vai, vai
vai escorregando
vai, vai, vai.

A cobra não tem pé
a cobra não tem mão
como é que ela
sobe e desce
do pezinho de limão?

Bom dia.


Bom dia começa com alegria
Bom dia começa com amor,
o sol a brilhar
os passarinhos a cantar
Bom dia, bom dia, bom dia!

(o mesmo com "Boa Tarde"/ existem variações)

Boa noite começa com soninho
boa noite começa ao nanar,
a lua a brilhar,
as corujinhas a cantar
boa noite, boa noite, boa noite!

O Elefante.


O elefante é pesado
e não pode pular
vamos pedir pra (fulano)
pular no seu lugar!

Pula pula
pula pula
pula pula
sem parar!

Chuvinha.


Cai chuvinha
nesse chão
cai chuvinha
vai molhar a plantação!

Cai chuvinha
nesse chão
cai chuvinha
vai molhar a plantação!

Uma gotinha,
duas gotinhas,
três gotinhas,

cai chuvinha,
cai chuvinha!
 

Pintinho.


Pintinho, pintinho
correu, fugiu
pisou na lama
escorregou caiu

Dona Galinha
toda assustada
pegou o pintinho
e deu umas palmadas!

ai ai ai.

A roda do ônibus.


A roda do onibus
roda roda
roda roda
roda roda
A roda do onibus
roda roda
pela cidade...

A porta do onibus
abre e fecha
abre e fecha
abre e fecha
A roda do onibus
abre e fecha
pela cidade...

O passageiro do onibus
sobe e desce
sobe e desce
sobe e desce
O passageiro do onibus
sobe e desce
pela cidade...

O nenêm faz
nhé nhé nhé
nhé nhé nhé
nhé nhé nhé
O nenêm faz
nhé nhé nhé
pela cidade...

A mamãe faz
shii shii shii
shii shii shii
shii shii shii
A mamãe faz
shii shii shii
pela cidade...

A buzina faz
bi bi bi
bi bi bi
bi bi bi
A buzina faz
bi bi bi
pela cidade...

(fazendo coreografias e gestos)

Elefante.


O elefante queria voar
a mosca disse:
Você vai cair!!
O elefante teimoso voou
voou voou e caiu! TIBUMM

Fui morar.


Fui morar numa casinha-nha
infestada-da de cupim-pim-pim
saiu de lá lá lá
uma lagartixa-xa
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim (careta)

Fui morar numa casinha-nha
enfeitada-da de florzinha-nha
saiu de lá lá lá
uma princesinha-nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim (manda beijinhos)

Fui morar numa casinha-nha
infestada-da de morceguinho-nho
saiu de lá lá lá
uma bruxinha-nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim: HÁ HÁ HÁ (risada maléfica)

Palminhas.


Palminhas, palminhas
nós vamos bater (bate palmas)
Depois as mãozinhos
pra trás esconder (esconde as mãos)

Pézinhos, pézinhos
nós vamos pular, (pula)
depois com os pézinhos
nós vamos sentar. (senta)

Olhinhos, olhinhos
nós vamos piscar (todos piscam)
Depois os olhinhos
nós vamos fechar (fecha os olhos)

Boquinha, boquinha
nós vamos cantar
depois a boquinha
nós vamos fechar.

Feliz, feliz.


Eu hoje, estou feliz feliz feliz
Com vontade de cantar,
tra lá lá lá. (balança as mãozinhas)
Eu vou bater palminhas (bate palmas)
Estalar os meus dedinhos (estala os dedos)
Vou dar Bom Dia para os amiguinhos!
(todo mundo fala bem alto: BOOOM DIIIA!)


Indiozinhos.

Um, dois, três indiozinhos,
quatro, cinco, seis indiozinhos,
sete, oito, nove indiozinhos,
dez num pequeno barco!

Iam navegando pelo rio abaixo,
quando um jacaré se aproximou,
e o pequeno barco dos indiozinhos,
quase quase virou! (2x)
Mas não virou!
 

Os sentidos.


Meus olhinhos são pra ver,
meu nariz e pra cheirar,
minha boca é pra comer,
meu ouvido é pra escutar
completando os sentidos
tenho as mãos para pegar...
e os bracinhos bem compridos
pra mamãe eu abraçar!!!
(no ritmo de terezinha de jesus)

 
Trenzinho.

Lá na estação
cedo de manhã
vejo os trenzinhos
um atrás do outro
vejo o capitão
soando o apito
puff puff
tuff tuff
vai partir!
puff puff
tuff tuff
vai partir!

 
Casinha.

Tem uma casinha bem fechadinha 
( faça um telhado com as mãos)
abre a janelinha deixa o sol entrar 
( abra as mãos como uma janelinha)
nessa casa tem uma arvore
( faça uma arvore com o braço)
e os passarinhos voam nela assim
( faça pássaros com as 2 mãos)
nessa arvore tem uma ponte
( estique os braços como uma ponte)
e debaixo dela corre um rio assim
( com um braço esticado, com o outro faça o rio correndo por baixo do braço)
nessa ponte está trovejando
( balance as mãos fazendo trovão)
fecha a janelinha que ja vai chover
( faça o movimento de fechar a janela com as mãos)
choveu, chuá!!!! (2x)

 
Bota a mão no coração.

Bota a mão no coração
Deixa a porta dele abrir
Deixa o amor te encontrar
Quero ver voce sorrir

Que de lá um lindo sol
Irá surgir 


Sementinha.

Eu plantei uma sementinha
Lá no meu quintal

Só pra ver ela crescer
E se desenvolver
O sol vai brilhar
E eu vou regar
E lindas flores vão nascer

 
Jacaré.

Eu conheço um jacaré, que gosta de comer...
Esconda sua orelha...
se não o jacaré come sua orelha e o dedão do pé...

Eu conheço um jacaré, que gosta de comer...
Esconda seu...(parte do corpo)...
se não o jacaré come seu(...)e o dedão do pé...

Tomatinho.


Tomatinho vermelho, pela estrada rolou, 
um grande caminhão veio e o tomatinho esmagou!
Coitado do tomatinho, pobre do tomatinhooo!
Tomatinho vermelhooo...
Catchup virou, Catchup virou...

Três palavrinhas.


Três palavrinhas só óóó,
Eu aprendi de cooor, ooor
Deus é amoooor, tra la la la la la la!

Eu vi um sapo.


Eu vi um sapo,
na beira do rio,
de camisa verde,
ele não me viu,
não era sapo ,
nem perereca,
era a(o)____________,
que virou sapeca. (ou: só de cueca!)

Dona Baratinha.


Era uma vez uma baratinha
que queria, que queria se casar.
Saiu de casa procurando o barato,
mas o barato tá dificil de achar!

Quem quer casar com a dona baratinha?
É bonitinha e tá doidinha pra casar,
e também tem dinheiro na caixinha,
e também gosta de dançar o tchatchatchá!


Chove chuva.

Chove chuva chove chuva,
em cima da casinha,
pra ela ficar,
bem molhadinha!

Chove chuva chove chuva,
em cima da plantinha,
pra ela crescer,
bem bonitinha!

Chamadinha.


Quem é que veio hoje?
Quem é, quem é, quem é?
Diga o nome animado
Bate palma e bate o pé
Quem é?

Músicas para filas.


"Um atrás do outro
que nem um gafanhoto
não pode empurrar
senão vai machucar"

"Piuí abacaxi,
olha o chão pra não cair
se cair vai machucar
e a mamãe não vai gostar"

"Piuí tcha tcha tcha
devagar eu chego lá
Piuí tcha tcha tcha
devagar eu chego lá"

"Piuí piuí
piuí abacaxi
choc choc choc
choc por aí"

--- 

Bem, quando encontrar mais músicas postarei aqui! 
Beijos e cantem muito: as crianças a-do-ram!

quarta-feira, 19 de março de 2014

PROJETO CHUVA DIVERTIDA


Professoras:
Turma:
Tema: Chuva Divertida
Justificativa: A partir da observação do comportamento das crianças, podemos perceber o quanto se diverte ao brincar com água. Levando em conta o clima e o interesse das crianças levamo-as a brincar nos deferentes espaços de forma a perceber as diferentes funções da água em nossas vidas.

Objetivo Geral: vivenciar os diferentes tipos de brincadeiras com água e sua importância no dia-a-dia.  Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.

Objetivos Específicos:
·        Conhecer diferentes tipos de brincadeiras com água;
·        Observar a transformação da água durante as brincadeiras;
·        As diferentes funções da água;
·        Reconhecer a importância da água no nosso dia-a-dia.

Situação Significativa:
·        Balões coloridos, anilina água, canudos para soprar, garrafas, areia.
·        Provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.
·        Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres.
·        Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.
·        Fazer massinha de modelar com os alunos

Possíveis perguntas:
Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?

Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim.

Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água?

Usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer.

VISÃO
Que cor é a água?
Colocar água em copos brancos e observar sua cor.
A seguir colocar tintas colorido (cores primárias) e explorar as cores que surgiram.
Usar chá de marcela, café e outras substâncias.
“A água é transparente”

AUDIÇÃO
Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo)
Agitar as mãos dentro de um tanque de água.
Observar o barulho do mar em uma concha.

TATO
Tocar na água com diversas substâncias
Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)
Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal)
Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.

PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, sucos de diferentes sabores (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).

OLFATO
Cheirar a água pura
Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).

BRINCADEIRAS:
Derrete e não derrete.
Transportando água (com a mão)
Quantos copos de água enchem essa garrafa?


Avaliação: através de observação e registro individual da atividades.

CREDITOS:  Professora Márcia Costa do CEI Estrelinha do Mar; Balneário Gaivota SC