sábado, 7 de maio de 2016

mala viajante

Justificativa
Sabe-se que as crianças que entram no 1º ano do ensino fundamental e muitas delas chegam ao 5º ano sem saber ler e interpretar o que se lê, sabe-se que nossas crianças estão convivendo na era da informática de forma desenfreada com famílias que pouco lê, buscando um meio de colocar os livros  mais frequente na vida das crianças e suas famílias de forma prazerosa foi proposto esse projeto.

Objetivo
 Desenvolver o gosto pela boa leitura e estimular a criatividade dos alunos. Além da participação e Integração dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, proporcionando assim um momento prazeroso com os filhos.

Conteúdos Curriculares
Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual – aluno poderá produzir textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa, e teatro.

Metodologia

Uma vez por semana, “escolhida por eles as quintas - feira o dia de levar e trazer nas terças – feira”. Um aluno leva a malinha, dentro da mala intitulada de MALA VIAJANTE contem um livrinho de estória ou texto simples referente ao tema abordado, pois os mesmos estão em fase da alfabetização; uma caixa de lápis de cor, uma borracha, um lápis, um apontador e um (caderno). Na parte de dentro desse caderno  tem a explicação do projeto e como deverá ser desenvolvido, o responsável pelo aluno deverá ler o livro ou texto  para ele , após a leitura a criança devera desenhar no espaço indicado que estará expresso dentro do caderno, o momento da estória que mais chamou sua atenção    pintara o "smile" de acordo com o que achou do livro. Sabe-se que poderá acontecer da criança pintar o smile triste, demonstrando sua reação com a estória.  Terá o momento do responsável que leu, o mesmo  deverá escrever o  que achou do projeto, do momento da leitura. Para que possamos perceber se nosso objetivo esta sendo alcançado e pintar também um smile já proposto em outra folha do caderno separado somente para os responsáveis se gostou ou não. Nas terças – feira o aluno que esta de posse da mala, apresentará pra turma a estória que o acompanhou viajando ate sua casa. Tenho dois alunos com autismo um severo e outro moderado, com o severo temos um livro de auto relevo que ele adora e explora sempre, como estou efetuando a viagem da mala por ordem alfabética ainda não chegou nome deles, Heitor e Pedro, já o aluno Pedro acredito que o mesmo não terá dificuldades, somente nas pronuncias de algumas letras, esta  sendo assistida pela fonodiologa , frequenta AEE.  
Avaliação
Avaliação é iniciada no momento da revelação do nome da criança que levará em viajem a mala da literatura, o brilho no olhar já me da um sim positivo ou negativo pela aceitação. No caderno mostrará o que aconteceu no momento só deles, a participação da família, mas será na apresentação de cada um em sala de aula que avaliação acontecerá o  esforço para que seus amigos entendam a estória que eles acabaram de contar com a satisfação de reverar quem contou a estória pra eles.



Auto-avaliarão
 Posso garanti, das crianças que já levaram a mala, a emoção de vê-los contando de forma muitas vezes decorada confesso a emoção foi revelada através  de lagrimas disfarçadas que sairam de meus olhos, é emocionante ver teu aluno se esforçando para que seus amigos entendam a estória, cada um do seu jeito uns meios tímidos outros com gestos e muita interpretação, teve um que ria sem parar antes de contar por lembrar da cena engraçada da estória. Pais e responsáveis elogiando e incentivando, nos professores lemos muito pouco com nossos alunos, foi com esse projeto eu passei a ler mais com meus alunos, leituras compartilhada sempre e ver meu aluno que ainda esta em fase de alfabetização pedir livros pra levar pra casa pra ler com seus familiares, está me deixando tão satisfeita e feliz que resolvi compartilhar isso tudo com todos.

Abraço professora Sandra Nádia Kuntze .




mala viajante

Justificativa
Sabe-se que as crianças que entram no 1º ano do ensino fundamental e muitas delas chegam ao 5º ano sem saber ler e interpretar o que se lê, sabe-se que nossas crianças estão convivendo na era da informática de forma desenfreada com famílias que pouco lê, buscando um meio de colocar os livros  mais frequente na vida das crianças e suas famílias de forma prazerosa foi proposto esse projeto.

Objetivo
 Desenvolver o gosto pela boa leitura e estimular a criatividade dos alunos. Além da participação e Integração dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, proporcionando assim um momento prazeroso com os filhos.

Conteúdos Curriculares
Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual – aluno poderá produzir textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa, e teatro.

Metodologia

Uma vez por semana, “escolhida por eles as quintas - feira o dia de levar e trazer nas terças – feira”. Um aluno leva a malinha, dentro da mala intitulada de MALA VIAJANTE contem um livrinho de estória ou texto simples referente ao tema abordado, pois os mesmos estão em fase da alfabetização; uma caixa de lápis de cor, uma borracha, um lápis, um apontador e um (caderno). Na parte de dentro desse caderno  tem a explicação do projeto e como deverá ser desenvolvido, o responsável pelo aluno deverá ler o livro ou texto  para ele , após a leitura a criança devera desenhar no espaço indicado que estará expresso dentro do caderno, o momento da estória que mais chamou sua atenção    pintara o "smile" de acordo com o que achou do livro. Sabe-se que poderá acontecer da criança pintar o smile triste, demonstrando sua reação com a estória.  Terá o momento do responsável que leu, o mesmo  deverá escrever o  que achou do projeto, do momento da leitura. Para que possamos perceber se nosso objetivo esta sendo alcançado e pintar também um smile já proposto em outra folha do caderno separado somente para os responsáveis se gostou ou não. Nas terças – feira o aluno que esta de posse da mala, apresentará pra turma a estória que o acompanhou viajando ate sua casa. Tenho dois alunos com autismo um severo e outro moderado, com o severo temos um livro de auto relevo que ele adora e explora sempre, como estou efetuando a viagem da mala por ordem alfabética ainda não chegou nome deles, Heitor e Pedro, já o aluno Pedro acredito que o mesmo não terá dificuldades, somente nas pronuncias de algumas letras, esta  sendo assistida pela fonodiologa , frequenta AEE.  
Avaliação
Avaliação é iniciada no momento da revelação do nome da criança que levará em viajem a mala da literatura, o brilho no olhar já me da um sim positivo ou negativo pela aceitação. No caderno mostrará o que aconteceu no momento só deles, a participação da família, mas será na apresentação de cada um em sala de aula que avaliação acontecerá o  esforço para que seus amigos entendam a estória que eles acabaram de contar com a satisfação de reverar quem contou a estória pra eles.



Auto-avaliarão
 Posso garanti, das crianças que já levaram a mala, a emoção de vê-los contando de forma muitas vezes decorada confesso a emoção foi revelada através  de lagrimas disfarçadas que sairam de meus olhos, é emocionante ver teu aluno se esforçando para que seus amigos entendam a estória, cada um do seu jeito uns meios tímidos outros com gestos e muita interpretação, teve um que ria sem parar antes de contar por lembrar da cena engraçada da estória. Pais e responsáveis elogiando e incentivando, nos professores lemos muito pouco com nossos alunos, foi com esse projeto eu passei a ler mais com meus alunos, leituras compartilhada sempre e ver meu aluno que ainda esta em fase de alfabetização pedir livros pra levar pra casa pra ler com seus familiares, está me deixando tão satisfeita e feliz que resolvi compartilhar isso tudo com todos.

Abraço professora Sandra Nádia Kuntze .