PLANEJAMENTO ANUAL DO BERÇARIO
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO MENOR ( 6 MESES A 1 ANO E 8 MESES)
OBJETIVO:
Proporcionar as crianças um ambiente lúdico que venha promover os seus
desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade.
É através das brincadeiras que as crianças aprendem, usam a imaginação,
experimentam o mundo, desenvolvem sua coordenação motora, suas habilidades visuais e
auditivas.
Incentivar o uso do raciocínio através de brincadeiras recreativas (faz-deconta)
valoriza a auto-estima da criança.
desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade.
É através das brincadeiras que as crianças aprendem, usam a imaginação,
experimentam o mundo, desenvolvem sua coordenação motora, suas habilidades visuais e
auditivas.
Incentivar o uso do raciocínio através de brincadeiras recreativas (faz-deconta)
valoriza a auto-estima da criança.
ADAPTAÇÃO:
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e
especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é
fundamental que o educador receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando
simpatia e principalmente mostrando segurança para os pequenos iniciantes do convívio
escolar.
MOVIMENTO:
CONTEÚDO:
- Reconhecimento do próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
HABILIDADES:
- Identificar o próprio corpo;
- Perceber, imitar e produzir sons e ritmos utilizando o corpo e diferentes materiais;
- Deslocar-se no espaço de diferentes maneiras e com diferentes graus de autonomia;
- Explorar e controlar os movimentos corporais;
- Coordenar os movimentos do corpo;
- Desenvolver memória musical.
NOÇÕES:
- Do próprio corpo;
- Do deslocamento do próprio corpo no espaço;
- Controle (domínio) do próprio corpo;
- Das mãos como instrumento para relaciona-se com o mundo e comunicar-se;
VALORES:
- Identidade;
- Expressão pessoal de sentimentos;
- Autonomia e autoconfiança;
- Autonomia e comunicação;
ATIVIDADES:
- Nomeação de partes do corpo no banho e na música;
- Brincadeira dança, música, imitação, ritmos e sentimentos.
- Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar,
- Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
- Brincadeiras com bolas, blocos, sucatas, etc;
- Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Faz-de-conta.
INSTRUMENTOS:
- Gestos, linguagem, esponja, música;
- Caixas, bolas, blocos, chocalhos, etc.
LOCAL:
- Sala, solário, sala de recreação, trocador.
MÚSICA:
CONTEUDOS:
- Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
- Participação em situações que integram música, movimento e canção;
HABILIDADES:
- Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais;
NOÇÕES:
- De sons, expressando com o corpo e materiais diversos;
- Da possibilidade de expressão de ritmo através do movimento;
- Da possibilidade de expressão de ritmo através do movimento;
VALORES:
- Autocontrole e autonomia;
- Socialização e prazer musical;
- Sociabilidade;
ATIVIDADES:
- Cantar, batucar, bater palmas;
- Ouvir musicas de diferentes estilos e expressar sentimentos;
- Brincadeiras com musicas;
- Danças em grupo ou individual;
INSTRUMENTOS:
- Chocalhos, instrumentos diversos, sucatas e objetos diversos;
- Cds, vídeos, rádio;
- Instrumentos musicais;
LOCAL:
- Ambientes externos e internos;
- Sala, solário e sala de recreação;
ARTES VISUAIS:
CONTEÚDO:
- Exploração e manipulação de materiais
- Observação e identificação de imagens diversas.
- Observação e identificação de imagens diversas.
HABILIDADES
- Perceber através dos sentidos as diferenças entre materiais, objetos e brinquedos;
- Observar, identificar imagens.
- Observar, identificar imagens.
ATIVIDADES
- Observação e identificação de imagens em manuseio de revistas, livros, figuras, etc.
INSTRUMENTOS:
- Revistas, livros, tv, brinquedos, imagens na parede, etc.
LOCAL:
- Sala, solário, sala de recreação.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
CONTEÚDO:
- Incentivar o desenvolvimento da fala para que a criança manifeste seus desejos, não
permitindo que ela só manifeste por gestos.
HABILIDADES:
- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades, falando corretamente
com a criança;
- Ampliar o vocabulário da criança conversando com ela diariamente.
ATIVIDADES:
- Na hora do banho, alimentação, e nas conversas em geral.
INSTRUMENTOS:
- Conversas, músicas, livros, tv, etc.
LOCAL:
- Trocador, sala, solário, sala de recreação e refeitório.
MATEMÁTICA:
CONTEÚDOS:
- Noções de quantidade, cor e espaço em brincadeiras e musicas junto com o
professor;
- Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em situações organizadas;
HABILIDADES:
- Perceber quantidade, formas e cores;
NOÇÕES:
- De quantidade, formas e cores;
VALORES:
- Socialização;
- Independência e autonomia;
ATIVIDADES:
- Musicas e brincadeiras que envolvam noções de quantidade, cor, formas, tempo e
espaço comparando medidas de mãos, pés, altura;
INSTRUMENTOS:
- Bolas, bexigas, peças de encaixe, sucatas, pelúcias e brinquedos diversos;
LOCAL:
LOCAL:
- Sala, solário, quadra e sala de recreação.
PROJETO MEIO AMBIENTE
* Projeto meio ambiente será trabalhado através da reutilização de materiais
recicláveis para a confecção de brinquedos.
* A percepção do meio ambiente como fonte de recursos naturais.
* Conscientização para conservação do meio ambiente.
AVALIAÇÃO
Através de registros contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo,
anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões
relacionadas ao seu desenvolvimento.
E através dessa avaliação, possamos ter um instrumento de reflexão do nosso trabalho,
tendo como referencia o que pr
anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões
relacionadas ao seu desenvolvimento.
E através dessa avaliação, possamos ter um instrumento de reflexão do nosso trabalho,
tendo como referencia o que pr
ecisamos mudar, o que pode continuar e o que melhorar.
adorei, simples e objetivo
ResponderExcluirolha esta òtimo
Excluiramei teu planejamento!!!!!
ResponderExcluirtirei muitas idéias tuas.PARABENS!!!!!!!!
parabéns pelo seu projeto , que DEUS te abençoe e continue te dando sabedoria...
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirMuito bom, adorei
ResponderExcluirParabens pelo teu planejamento atraves dele tive muitas ideias que Deus continue te iluminando sempre!!! Beijos e muitissima obrigada...
ResponderExcluireu cuido de muitas crianças,e amei a sua criatividade.
ExcluirMuito bom, Sandra Nádia,parabéns!! Baseei-me em suas sugestões para fazer meu planejamento.Ajudou bastante.Sou recém formada em pedagogia e trabalho em creche municipal no Rio de Janeiro.
ResponderExcluirUm abraço afetuoso.Publique mais idéias,estarei sempre visitando seu blog.Um abraço afetuoso e muita Paz e Serenidade.
Maria das Graças
Olá, trabalho com crianças do berçário e pra mim é muito gratificante e seu planejamento me ajudou pra caramba.
ResponderExcluirMary Gomes
Olá, amei seu blog, estava com muitas duvidas sobre planejamento e quando vi seu blog, consegui entender de como fazer, muito obrigada por partilhar sua experiência, me ajudou muito em como fazer o meu, parabéns pelo seu lindo trabalho..
ResponderExcluir