PLANO DE CURSO 1 ANO ENSINO FUNDAMENTAL
O SUCESSO DA ESCOLA DEPENDE DA MINHA, DA SUA, DA NOSSA COOPERAÇÃO...”
PLANO DE CURSO
1º ANO 2016
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR DARCY RIBEIRO
FILOSOFIA:
“Possibilitar
uma educação de qualidade para todas as crianças das escolas de ensino
fundamental dentro dos princípios de gestão democrática, valorização humana e
ética, numa perspectiva de formar um ser comprometido e responsável.”
DISCIPLINAS,
OBJETIVOS E CONTEÚDOS :


Formar
indivíduos capazes de utilizar a língua para se comunicar de maneira adequada,
levando em conta o momento histórico e o lugar geográfico em que vivem, a
posição que ocupam em relação aos interlocutores e a finalidade da situação
comunicativa. O desenvolvimento da linguagem é um dos eixos primordiais do
projeto pedagógico da escola, por entendermos que a comunicação competente
favorece a inserção do indivíduo no meio social.

1.
Utilizar as mais diferentes linguagens para comunicar-se e expressar suas
ideias;
2.
Adquirir o hábito de ouvir, falar e organizar o pensamento;
3.
Construir seus conhecimentos a partir de interações com os outros e com o meio
em que vive;
4.
Reconhecer símbolos que comunicam mensagens convencionais (placas, sinais,
gestos, letras, cores ícones);
5.
Posicionar-se de maneira criativa, responsável e construtiva nas diferentes
situações sociais utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de
tomar decisões coletivas;
6. Apresentar e sistematizar as letras do
alfabeto;
7.
Identificar as letras do próprio nome;
8.
Construir o próprio nome e outras palavras com o alfabeto móvel;
9.
Entrar em contato com diferentes textos, percebendo a função da escrita; 10.
Compreender o conceito de vogal e consoante, utilizando o alfabeto móvel;
11.
Identificar as vogais e as consoantes nas palavras;
12.
Desenvolver o gosto pela leitura;
13.
Identificar a mensagem oculta das adivinhas;
14.
Completar palavras com as letras e com as sílabas faltantes;
15.
Compreender que as palavras são formadas por sílabas; 16. Acompanhar a leitura
de músicas e cantigas de roda;
17.
Compreender e utilizar a letra maiúscula e a minúscula;
18.
Identificar brincadeiras em comum entre os colegas;
19.
Possibilitar a aprendizagem com as brincadeiras; contar, ler, registrar, seguir
instruções, organizar-se e respeitar o outro;
20.
Utilizar o texto instrucional na produção de brinquedo e dobradura; 4 21.
Compreender a formação do diminutivo;
22.
Produzir texto escrito para um convite;
23.
Ler e escrever palavras, frases e textos, vivenciando o prazer do aprender
participativo, dinâmico e pleno de significados relacionados ao mundo infantil.



1. Linguagem
extra verbal, expressão corporal;
2. Percepção do
ritmo;
3. Forma e
espaço;
4. Canto grupal;
5. Grafismo com
letra de forma maiúscula;





1.
Textos
descritivos, narrativo, poema, informativo, jornalístico, ficção e enigmático;


1. Vogais;
2. Encontros
vocálicos;
3. Sílabas
simples: b, c, d, f, g, l, m,

1. n, p, r, s,
t, v, x, z;
2. Sílabas
complexas (r forte, r brando, rr); s e ss, as,ci, gi, l no final, na e am .

qu, h ,nh, lh, ch, ç, gu, z no final, pr, fl,
s, sons do x.

1.
Exercícios
gráficos em folhas, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades com
sucata, cartazes, atividades no caderno pedagógico. Atividades do livro-texto:
reconhecimento de versos e rimas. Mímicas. Observações de cenas criações de
histórias. Jogos com vogais e consoantes;
2.
Desenhos;
3.
Trabalhar
com a capacidade de observação e representação despertando o interesse pela
leitura;
4.
Textos coletivos e individuais. Comparação de
sons representados por letras; 5. Para incentivar o hábito de ouvir historias
promover estratégias com vários livros

1. Conversa
informal;
2. Aula
expositiva;
3. Debates;
4. Livro
didático;
5. Quadro
branco, pincel, apagador;
6. Textos
mimeografados álbum seriado cartazes: convites, rótulos, listas de compras,
receitas;
7.
Livros paradidáticos: poesias, lendas, acrósticos, bilhetes, cartas,
trava-língua, piadas;
8.
Fichas e jogos
9.
Filmes DVDs;
10.
Jornais revistas;


Adquirir
as competências relacionadas ao significado da linguagem matemática
contextualizada com outras áreas do conhecimento.

1.
Desenvolver o raciocínio lógico;
2.
Identificar a função dos números;
3.
Identificar os números em diferentes contextos;
4.
Fazer comparações e firmar noções entre maior e menor, crescente e decrescente,
perto e longe;
5.
Estabelecer relações de dimensão (tamanho, comprimento, altura, largura e
espessura);
6.
Representar e interpretar, de forma simplificada, o espaço geométrico;
7.
Associar as formas geométricas a objetos utilizados no dia-a-dia;
8.
Representar quantidades de diferentes maneiras;
9.
Associar uma quantidade de elementos a sua representação numérica;
10.
Reconhecer alguns instrumentos de medidas de comprimento, capacidade e massa;
11.
Adquirir conhecimentos de símbolos matemáticos;
12.
Compreender o processo da adição;
13.
Ler e escrever os números do 0 ao 10;
14.
Compreender a sequência de números do 1 ao 9;
15.
Compreender agrupamentos;
16.
Realizar contagens por meio de agrupamentos;
17.
Compor a sequência numérica de 0 a 10 de várias maneiras;
18.
Compreender o processo da subtração;
19.
Reconhecer formas de organizar o tempo (horas, dias, períodos, semanas); 20.
Utilizar o calendário para marcar o tempo;
21.
Reconhecer informações de gráficos e tabelas;
22.
Ampliar os conhecimentos matemáticos.


1. Noções
de forma e tamanho de figuras geométricas;
2. Noções de grandezas (comprimento, massa,
capacidade);
3. Noções de medidas de tempo;
4. Noções de posição e deslocamento;
5. Noções de medidas de capacidade;
6. Noções de quantidades;
7. Comparação
entre quantidades;

1.
Representação
de quantidades;
2.
Escrita
dos números;
3.
Medidas de tempo: dias da semana e meses do
ano.
4.
Aspecto ordinal dos números;
5.
Noções de sequências numéricas;
6.
Comparações
entre números

1.
Noções
de adições e sua representação;
2.
Noções de subtração e sua representação;
3.
Noções de alguns elementos de figuras
geométricas não planas e algumas de suas representações no plano;
4.
Composição
de figuras geométricas planas e representações em malhas dessas figuras;
5.
Noções do sistema de numeração decimal;
6.
Agrupamento
em contagem (formação de grupos com 10 elementos para contar);
7.
Escrita de
números com dois algarismos.

1.
Atividades corporais no pátio e na sala;
2.
Atividades do livro-texto;
3.
Jogos envolvendo os conteúdos estudados
4.
Trabalhar com a capacidade de observação e representação despertando o
interesse;
5.
Montagem de cartazes relógios calendários gráficos, etc.;
6.
Conversas sobre o texto do livro. Comparação de conjuntos;
7.
Para incentivar a matemática e arte, promover estratégias com várias atividades
interdisciplinares a partir do tema imagens;
8.
Planejamento específico sobre obras importantes;
9.
Desenvolver atividades que trabalhem as noções de espaço temporal;
10.
Explorar outras atividades envolvendo as principais medida.

1.
Livro didático;
2.
Quadro branco, pincel e apagador;
3.
Exercícios em folhas, cartazes, jornais, relógios, palitos;
4.
Filmes, DVDs, revistas;
5.
Fichas; 6. Jogos;
7.
Brincadeiras; 8. Dinâmicas;


Compreender
a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante, agente
de transformação do mundo em que vive e responsável pelo desenvolvimento
sustentável.

1.
Identificar as diversas partes do corpo e suas funções. Estabelecer relações
entre os hábitos de higiene e a boa saúde;
2.
Perceber a importância dos cinco sentidos para a vida;
3.
Identificar o ser humano como ser vivo;
4.
Identificar as diferenças e semelhanças entre as pessoas;
5.
Identificar os órgãos dos sentidos e suas respectivas funções;
6.
Conhecer a classificação dos animais e suas características;
7.
Identificar os animais domesticados e os silvestres;
8.
Identificar a cobertura do corpo dos animais;
9.
Perceber a importância de fazer exercícios físicos para a nossa saúde;
10.
Refletir sobre a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente;
11.
Entender que a água é importante para a vida das pessoas, dos animais e dos
vegetais;
12.
Conhecer as partes da planta e sua função;
13.
Entender o processo de germinação;
14.
Perceber que manter uma boa alimentação também é cuidar do corpo;
15.
Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos;
16.
Identificar tipos de plantas;
17.
Identificar e distinguir os animais;
18.
Desenvolver habilidades como observação, análise, descrição, classificação e
medida;
19.
Explorar o ambiente em que vive.


1.
Características individuais;
2.
Partes do corpo;
3.
Crescimento e desenvolvimento humano;
4.
Os cinco sentidos: tato, olfato, audição,
gustação e visão;
5.
Importância do banho e da higiene bucal;
6.
Higiene ambiental;
7.
Segurança doméstica e proteção individual;
8.
Vacinação;
9.

1. Função
da alimentação para o organismo humano;
2. Dieta equilibrada (pirâmide alimentar);
3. Refeições diárias;
4. Higiene dos alimentos;
5. Conservação
de alimentos;
6. Seres
vivos e elementos não vivos;
7. Ambiente
aquático e ambiente terrestre;
8. Importância do ar, da água, do solo e da luz
para a vida na terra;
9. Noções de preservação da água, do ar e do
solo;
10. Atitudes
cidadã para a preservação da natureza;
11. Aspectos das plantas: tamanhos, cores e
formas;
12. Diversidade de plantas;
13. Partes das plantas;
14. Planeta
terra;
15. Movimento de rotação da terra;
16. Aspectos
do ambiente associado ao dia e à noite;
17. A contagem do tempo em calendários e relógios;
18. Principais aspectos do verão, outono, inverno
e primavera.

1.
Explorar o meio em que estamos;
2.
Conversas e debates;
3.
Observações;
4.
Experimentações;
5.
Pesquisas;
6.
Aulas expositivas;
7.
Aulas de campo;
8.
Caça palavras e cruzadinhas;
9.
Confecção de painéis, cartazes,
desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas;
10.
Pinturas, colagens, recortes;
11.
Horta;
12.
Passeios, excursões, colagens e
recortes;
13.
Atividade com os próprios alunos (jogos e
brincadeiras);
14.
Música, história, diálogos, conversa dirigida,
atividades com sucatas;
15.
Alimentos (frutas verduras, legumes).

1.
Livro didático;
2.
Quadro branco, pincel e apagador;
3.
Textos mimeografados álbum seriado
cartazes;
4.
Livros paradidáticos;
5.
Informativos
6.
Filmes DVDs;
7.
Jornais revistas;
8.
Jogos.


v Reconhecer
que o conhecimento histórico é produto da interação entre as pessoas, com o
meio e que fazemos parte desse processo.
v Compreender
que a realidade (local, regional, nacional e global) é interdependente dos
aspectos históricos, econômicos, tecnológicos, sociais, físicos e naturais.

1.
Adaptar a criança a escola e a vida
social;
2.
Promover condições de um convívio
agradável;
3.
Desenvolver atitudes de polidez,
respeito e cooperação. Adquirir habilidades sociais;
4.
Compreender a necessidade da cooperação de
todos os membros da família e da escola entre si. Desenvolver atividades e
conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades
quanto ao trabalho;
5.
Ler e interpretar imagens de diferentes grupos
sociais;
6.
Explorar a importância do nome e do
sobrenome na vida das pessoas;
7.
Trabalhar a importância dos documentos
na vida das pessoas;
8.
Discutir e buscar registros da história de
cada aluno;
9.
Perceber o tempo em seu desenvolvimento
físico;
10.
Perceber que os grupos possuem regras
comportamentais;
11.
Explorar a ideia de rotina e definições de
horários para tarefas do dia a dia;
12.
Compreender os conceitos de anterioridade,
simultaneidade e posterioridade;
13.
Entender que todas as pessoas necessitam de um
lugar para morar;
14.
Observar e registrar os diferentes tipos
de casas e materiais usados para construí-las;
15.
Identificar os diferentes ambientes e
descrever diferentes espaços dentro da escola;
16.
Identificar os elementos naturais e culturais
no ambiente em que vivemos
17.
Entender que o homem modifica a paisagem
natural para atender às suas necessidades;
18.
Identificar as características do espaço
rural e do espaço urbano;
19.
Compreender que devemos preservar o meio
ambiente e cuidar dele;
20.
Identificar os meios de transporte aéreos,
aquáticos e terrestre;
21.
Conhecer e respeitar algumas sinalizações de
trânsito;
22.
Compreender a importância dos meios de
comunicação na vida das pessoas;
23.
Identificar algumas das características
climáticas do planeta;
24.
Conhecer as estações do ano;
25.
Identificar as diferenças de temperatura
conforme as estações do ano: mais quente, mais frio, mais chuvoso, mais seco.
26.
Participar de brincadeiras e manifestações
culturais como momento de celebração social, comunitária e familiar;
27.
Identificar os membros que compõe a família e
reconhecer as diferenças de cada um;
28.
Explorar aspectos regionais do folclore para
que os alunos construam e aprimorem conhecimento acerca das características,
origem e ação de cada personagem.


1.
Nome e sobrenome;
2.
A importância de brincar
3.
Brincadeiras de ontem e hoje;
4.
Características físicas;
5.
O jeito de ser das pessoas;

1.
As normas sociais;
2.
A importância da comunicação;
3.
O
que é família;
4.
Os diferentes tipos de família;
5.
O cotidiano familiar;
6.
A participação de cada um;

1.
A escola do passado;
2.
A
nossa escola;
3.
As diferenças entre as escolas;
4.
Conivência escolar


1. Como
percebo a minha imagem;
2. Organização do esquema corporal;
3. Orientação ligada às noções topológicas
(dentro, fora, perto, longe, ao redor, entre) e projetivas (em cima, embaixo,
em frente, atrás, esquerda, direita);
4. Diversidade;
5. Respeito
às diferenças;
6. Expressões
de cortesia nas relações sociais;
7. Posição
vertical e posição horizontal;
8. Projeção da lateralidade;

1.
Importância da moradia;
2.
Moradia como um espaço de convivência;
3.
Diferentes moradias;
4.
Partes de uma moradia;
5.
Regras de segurança nas moradias;
6.
Orientação ligada às noções topológicas
(dentro, fora, ao redor, perto, longe) e projetivas (em cima, em baixo, em
frente, atrás).
7.
Pontos de vista de observação (visão frontal e
visão vertical).

1. Moradias
em diferentes lugares;
2. Elementos
naturais e culturais; 18. Respeito mútuo no convívio social; 19. Respeito e
conservação ambiental.

1.
Promover diálogos;
2.
Observações e pesquisa;
3.
Confecção de mapas: da rua, do bairro,
etc;
4.
Entrevistas;
5.
Aulas expositivas;
6.
Aulas de campo;
7.
Recorte e colagem, desenho e pintura;
8.
Levantamento de documentos. Conversas em
grupo. Observar fotos discutir sobre sentimento;
9.
Conversa sobre o tema: sua família /Os
diversos tipos de família;
10.
Conversas construções de modelos de casas;
11.
A
sala como espaço de todos;
12.
Conversa sobre a importância do tempo.

1.
Livros didáticos;
2.
Quadro branco, pincel e apagador;
3.
Textos xerocados;
4.
Álbum seriado, cartazes;
5.
Livros paradidáticos;
6.
Caixa, tesoura, cola papelão, cartolina,
canetinhas, pedaços de lã ou linha;
7.
Cartaz, calendário, ilustrações e álbum da
escola;
8.
Jornais, revistas, mapas e gráficos.
Avaliação Geral
1. Os objetivos do
domínio afetivo serão avaliados através de observações realizadas no decorrer
das aulas, registradas em um caderno. Será considerada também a auto -
avaliação cooperativa realizada em conjunto;
2. Os objetivos do domínio cognitivo serão
avaliados através da aplicação de testes, contendo questões diversificadas
(múltipla escolha, completar a abertas).
As provas serão
realizadas ao final de cada trimestre.

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