domingo, 29 de março de 2009

PROJETOS TUDO SOBRE MIM


PROJETOS;
TUDO SOBRE MIM

JUSTIFICATIVA


Afinal, quem sou eu? Raiz de todas as filosofias,
essa é talvez a mais básica e a mais difícil pergunta que alguém pode se fazer.
A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos.
Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões.
Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém freqüente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente da escola, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.
Esta é a idéia do projeto "Tudo sobre Mim". Partindo do tema da formação da identidade, essa iniciativa busca, levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro.
Por isso, é imprescindível que todas as famílias participem das atividades propostas, envolvendo-se com as descobertas cotidianas dos filhos.
Será uma oportunidade única de acompanhar – agora, de um ponto de vista pedagógico – a inesquecível experiência do desenvolvimento infantil.



CRONOGRAMA: MÊS DE FEVEREIRO Á MARÇO




OBJETIVO GERAL

Resgatar o “eu” do aluno nos aspectos social, psicológico, político, físico, religioso, afetivo, cultural e intelectual no contexto onde vive.

OBJETIVO ESPECÍFICO

· Construção da identidade, em todos os aspectos.

· Reconhecer o nome e o sobrenome enquanto identidade.
· Trabalhar as funções sociais da linguagem escrita.
· Organizar atividades lúdicas para a criança se apropriar pela brincadeira destes conteúdos,
· Origem do sobrenome.
· Qual a origem da família
· Gênero


Desenvolvimento Físico
Identidade
Busca da identidade
Filho de peixe peixinho é!
Fazendo um levantamento das características físicas de seus pais, as crianças encontram semelhanças e diferenças com suas próprias características, o que auxilia na construção de sua identidade.
Usando espelhos, as crianças analisam, de forma espontânea, detalhes físicos da face e suas variadas possibilidades gestuais.
Desenhando os contornos de sua face refletida em um papel espelhado, os alunos observam partes de seu rosto (boca, nariz, etc.), construindo sua imagem.
Dando seqüência à atividade, as crianças fazem um auto-retrato diferente e criativo.
Dança das cadeiras (brincadeira)

Trabalho de pesquisa
Discussões e comparações relacionadas às características dos seres humanos contribuem para a construção da identidade
Carimbos
Exploraram suas impressões digitais, percebendo-as como forma de identificação. Com um toque especial, os carimbos dos dedinhos transformam-se em produções interessantes.
Os alunos ampliam seus conhecimentos sobre as famílias trabalhando com árvores genealógicas
PESQUISA
Para as crianças, é muito interessante conhecer a origem da família


Desenvolvimento Cognitivo

Comunicação LETRAMENTO (NOME E SOBRENOME)
O nome próprio é a primeira e, talvez, a maior expressão de identidade. Relacionar sua foto com seu nome é uma "tarefa" permanente no processo de letramento.

S A N D R A



Usando o material francês Jeux de Visages, os alunos exploraram as diferentes “expressões faciais”
As listas são uma forma de trabalhar a função social da escrita.
Para compreender os conceitos de maior e menor, nada como comparar as alturas dos amigos.
Quanto mede o meu amigo?

Expressão
Ai bota aqui o seu pezinho...
Carimbo dos pés numa folha, ilustrar.
Após a leitura de "Os dez amigos" de Ziraldo, as crianças trabalharam com “dedoches”.

Reprodução do diálogo.










9 comentários:

  1. Sandra , gostaria de saber onde adquirir o Jeux de Visages ( jogo dos rostos), moro em São Paulo. Até agora só consegui por encomenda pela internet num site francês. Se você souber, meu e-mail é : andreia_cos@yahoo.com.br.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. adorei
    estou trabalhando com o projeto identidade no primeiro ano e achei ótimo
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra! Também gostaria de saber onde adquirir o jogo das expressões faciais de Jeux de Visages. Desde já te agradeço Alessandra.
    alessandracardoso1973@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,Sandra!Parabéns pela belíssima atuação como ensinante.O projeto "Tudo sobre mim"
    está diversificado atendendo as dimensões
    objetiva e subjetiva...Surpreendente.O material citado de Jeux vc adquiriu pela net?
    Vc pode me repassar onde compra-lo?Aguardo com grande expectativa.Obrigada.Tatiana Braz Guimarães.Tatiana_cvo@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra! Adorei seu projeto, este ano iremos trabalhar na escola o projeto identidade e estarei utilizando suas idéias, será que vc poderia me dizer como adquirir o jogo das expressões faciais de Jeux de Visages? Desde já agradeço. Ronéria Silva
    roneriasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse seu projeto tudo sobre mim, pois vou trabalhar esse tema com a minha turminha, sua ideias tem me auxilando muito.
    parabens obrigada.

    ResponderExcluir
  7. oi adorei o blog gostaria de saber como adiquirir o material jeux para trabalhar expresões meu email é fabyrps@hotmail.com. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. olá, onde posso adquirir o jogos dos rostos sem que seja pelo site francês?
    thaissantiago@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Amei o seu blog!E o projeto tudo sobre mim é fantástico!Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir

VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.