CENTRO DE EDUCAÇÃO
INFANTIL EVA CABREIRA GOMES
PROFESSORA :SANDRA NÁDIA KUNTZE
TURMA: JARDIM A INTEGRAL
DURAÇÃO: 7 DIAS 01/06 ATÉ 07/06 2023
PROJETO
MEIO AMBIENTE
APRESENTAÇÃO
A infância é um dos períodos mais importantes
na trajetória de um indivíduo. É nesse momento que ele começa a interagir com a
ideia de sociedade, aprende conceitos, e, é fundamental apresentar e
desenvolver diversos valores que serão a grande base para a sua vida. É por
isso que essa é a melhor fase para trabalhar a educação ambiental.
Uma criança que aprende, desde cedo, que ela é
parte da natureza e não proprietária dela terá uma relação muito mais
sustentável com o meio ambiente. Ela saberá que precisa jogar o lixo no lugar
certo não apenas porque a professora mandou, mas porque ela tem
responsabilidade com o planeta e porque se ela não fizer isso estará
prejudicando sua própria casa.
E,
consequentemente, crescem com um senso de cuidado e preservação muito maior do
que aquelas que não são incentivadas nesse sentido.
Nessa
perspectiva, é considerando que a questão ambiental está em alta por uma razão
simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado
com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela
preservação.
Dessa forma se faz necessário que a escola
perceba a importância das questões ambientais e sensibilize as crianças, os
pais e todo corpo docente sobre as questões ambientais, garantindo que no
futuro se tornem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel diante do
planeta em que vive.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais,
como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e
poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
Espaços, tempos,
quantidades, relações e transformações.
Objetivos de aprendizagem
e desenvolvimento crianças de zero a 1 ano e 6 meses crianças de 1 ano e 7
meses.
ü (EI01ET01)
Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor,
temperatura).
ü (EI02ET01)
Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
ü (EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
ü (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito
(transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo
físico.
ü (EI02ET02)
Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz
solar, vento, chuva etc.).
ü (EI03ET02)
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações
sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
ü (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e
observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
ü (EI02ET03)
Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais
nos espaços da instituição e fora dela.
ü (EI03ET03)
Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre
a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
ü (EI01ET04)
Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências
de deslocamentos de si e dos objetos.
ü (EI02ET04) Identificar relações espaciais
(dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais
(antes, durante e depois
ü (EI03ET04) Registrar observações, manipulações
e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou
escrita espontânea), em diferentes suportes.
ü (EI01ET05) Manipular materiais diversos e
variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
ü (EI02ET05)
Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor,
forma etc.).
ü (EI03ET05)
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ü (EI01ET06)
Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras
(em danças, balanços, escorregadores etc.).
ü (EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo
(agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa,
devagar).
ü (EI03ET06)
Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história
dos seus familiares e da sua comunidade.
ü (EI02ET07)
Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
ü (EI03ET07)
Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o
depois e o entre em uma sequência.
ü (EI02ET08)
Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e
ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros
etc.).
ü (EI03ET08)
Expressar medidas (peso, altura etc.).
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS:
Corpo,
gesto e movimentos
Objetivos de aprendizagem e
desenvolvimento crianças de zero a 1 ano e 6 meses crianças de 1 ano e 7 meses.
ü EI02CG05 -
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo
controle
para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;
CAMPO
DE EXPERIÊNCIAS:
Espaço,
tempo, quantidades, relações e transformações.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento crianças
de zero a 1 ano e 6 meses crianças de 1 ano e 7 meses.
ü EI02TS01 - Criar
sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para
acompanhar
diversos ritmos de música;
METODOLOGIA
A metodologia que será utilizada nesse projeto
será por meio de diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e
coletivas, vídeos, desenhos e atividades manuais.
COMO SERÁ DESENVOLVIDA AS
ATIVIDADES
1. Organizar as crianças em rodinha de forma
que todos possam olhar e interagir e conscientizá-la sobre conservação e
preservação do meio ambiente;
2.
Aprender sobre os benefícios da preservação do meio ambiente, reciclagem,
coleta seletiva, reaproveitamento de embalagens;
4.
Fazer as lixeiras, explicar sobre as cores das lixeiras, orientá-los de acordo
com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim: Coletor
amarelo – metal, Coletor azul – papel, coletor vermelho – plástico, coletor
verde – vidro;
5-
Construir objetos retirados da natureza
SUGESTÃO
CAIXA SURPRESA
Materiais para confecção e realização da
atividade:
- Caixa surpresa para esconder os objetos
- Sacola Plástica
- Papel
- Vidro
- Metal
Mostre aos alunos que você possui uma caixa especial e
que ela esconde uma surpresa incrível, interaja com seus alunos e converse
instigando para que se sintam curiosos e motivados a descobrir o que possui dentro
dela. Convide-os para juntos realizarem uma mágica. Após, a surpresa irá
aparecer.
Retire um objeto por vez de dentro da caixa e vá
questionando aos alunos qual é o objeto, se utilizam em casa, onde podem
encontrar, dentre outras questões que
forem
surgindo.
Em
seguida mostre uma caixa maior que simboliza uma lixeira. Imprima o desenho das
lixeiras disponíveis no material e em cada lado da caixa cole a imagem de uma
das lixeiras, amarela (metal), azul (papel), verde (vidro), vermelho (plástico).
Se tiver a opção e conseguir manusear mais objetos em sua aula, faça lixeiras
individuais colando cada uma em um recipiente diferente que servirá como apoio.
CONVERSAÇÃO
Após
retirar todos os objetos, realize um momento de conversação, questione se os
alunos sabem por que existem lixeiras de cores diferentes, qual a função de
cada uma.
Questione como é na casa de cada aluno para
jogar o lixo fora, se existe uma separação, aonde o lixo vai, se costumam jogar
lixo na rua.
Aproveite as respostas que os alunos derem e
vá aprofundando o assunto, dando oportunidade para falarem mais sobre o tema.
:
MÚSICA “PARÓDIA MEIO AMBIENTE”
Após você apresentar e conversar com os alunos sobre os objetos
da caixa surpresa, coloque a música “Paródia Meio Ambiente” de autoria de Joice
Silva Santos com voz de Raquel Azevedo, professoras do Centro Integrado
Golfinho Azul. A paródia foi criada a partir da música “Patinho Colorido”.
E pode ser
acessada através do Canal do YouTube do Centro Integrado Golfinho Azul ou pelo link
https://www.youtube.com/watch?v=PUJdI_TY4c8.
Enquanto a música toca, faça os gestos e movimentos
indicando qual material vai em cada cor de lixeira. Coloque a música
primeiramente para que as crianças se familiarizem e a conheçam, após você pode
repeti-la para que todos cantem juntos. Se estiver realizando aulas de forma
remota, você pode solicitar que cada criança
pegue
também 4 objetos, sendo eles: plástico, papel, vidro e metal.
Dessa forma, quando cantar a música novamente,
as crianças precisarão prestar atenção na letra, para que possam também
levantar os objetos indicados em cada momento.
ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO
Após
cantar a música, relembre com seus alunos o que foi possível aprender, questione
qual lixo devemos colocar na lixeira vermelha, na lixeira azul e assim respectivamente.
Peça para que cada criança liste um objeto ou material que se
encaixa nas lixeiras indicadas.
TAREFA DE CASA
Para a
tarefa você irá solicitar que a criança, com a ajuda de seus familiares,
escolha um objeto que pode ser reciclado, por
exemplo: caixa de creme dental, lata
de leite em pó, copo plástico, dentre outros.
Com esse material as crianças deverão
criar algo diferente, uma boneca, um tambor,
um robô, algo criativo.
Como
registro da atividade solicite que os pais ou familiares enviem uma foto ou
vídeo confeccionando o material ou dele finalizado junto com a criança.
Ressalte a importância da atividade, bem como da participação das famílias,
pois a estimulação cognitiva continua mesmo fora da escola e é fundamental para
a aprendizagem.
DEFENSORES DA NATUREZA
Após
conversar com as crianças, dê sequência nas atividades planejadas
utilizando novamente
a caixa surpresa.
Faça um barulho (por exemplo, batendo na mesa), indicando
que algo estranho está acontecendo e se mexendo dentro da caixa e retire de
dentro dela o mundinho triste (fixe o desenho da boca para baixo). Leia o
recado enviado pelo mundinho (ESCRITA EM ANEXO) e convide todos a defenderem o
meio ambiente e o nosso planeta separando o lixo nas respectivas lixeiras. Mas
antes disso, todos irão se
transformar
em “Defensores da Natureza”, utilizando o adereço na cabeça que deverá
ser
confeccionado em aula ou em casa.
O material para confeccionar a faixa está disponível no
documento anexo e pode ser impresso, por isso envie para que os pais possam
realizar em casa com seus
filhos.
Caso não houver a possibilidade de realizar a impressão,
peça que os alunos
façam
o desenho e pintem da forma que preferirem.
RECURSO - SEPARANDO O LIXO NAS LIXEIRAS CORRETAS
Imprima o material disponível em anexo e confeccione o
recurso com
antecedência. Para isso você precisará de seis
copos descartáveis ou recipientes que possa utilizar para colocar fichas
dentro. No material, você encontrará aproximadamente 30 fichas que devem ser
recortadas para a realização da dinâmica, juntamente com elas está uma folha
gabarito, para que a atividade seja verificada após o seu desenvolvimento.
No momento de sua aula, após todos se transformarem em
“defensores do meio ambiente”, convide os alunos para que juntos salvem o
mundinho, para isso será
necessário
separar o lixo nas suas respectivas lixeiras. Apresente uma ficha por vez para
as crianças e peça para que reconheçam em qual lixeira ela deverá ser incluída.
Realize a atividade de forma lúdica, dando oportunidade para que as crianças
tenham um aprendizado significativo. possível imprimir, sugira que seja feita a
adaptação, sendo necessário ter disponíveis seis copos ou recipientes. Para
identificar as cores, é possível colar um papel da respectiva cor em cada
lixeira ou então pintar com tinta, canetinha ou outro material que desejar.
Quanto às fichas, elas podem ser desenhadas, escritas ou
recortadas de jornais, revistas ou livros. Para alunos maiores, você pode
solicitar que cada criança escreva os nomes dos objetos em fichas pequenas,
assim você estará também aprimorando a leitura e a escrita, além do
reconhecimento das cores e letras. Avalie qual o tempo que você possui de aula
e escolha quais lixeiras irá trabalhar, se desejar pode trabalhar, duas, três,
todas, ou somente uma por dia.
Após todas as fichas estarem organizadas em suas
respectivas lixeiras confira os resultados com o auxílio do gabarito. Escolha
uma lixeira e comece falando quais os objetos irão nela, solicitando que os
alunos identifiquem suas fichas, quando o aluno acertar comemore junto com ele,
marcando pontos ou enfatizando que a cada
ficha
acertada o mundinho fica mais feliz.
Ao finalizar a separação de todos os materiais em seus
respectivos lixos, mostre novamente o mundinho feliz (fixe o desenho da boca
para cima).
Deixe claro que só
foi possível salvá-lo, pois todos se esforçaram e conseguiram separar o lixo. É
importante ressaltar que esta atividade aborda muitas questões relevantes para
a aprendizagem das crianças, por isso saliente aos pais que ao desenvolverem esse
recurso em casa com seus filhos possibilitarão o desenvolvimento da atenção, foco,
coordenação motora, movimento da pinça e outros.
Essas habilidades devem ser aprimoradas e desenvolvidas
independente das crianças estarem em aulas presenciais ou online, é a partir
delas que a criança desenvolverá outras habilidades que facilitarão o processo
de alfabetização.
MÚSICA
“MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
Imprima o material disponível no arquivo e confeccione um
chocalho de garrafa pet e sementes para que seja possível desenvolver a técnica
de atenção e foco no
olhar.
Ligue o som e coloque a música “Meio ambiente na Educação
Infantil”,
disponível
no link https://www.youtube.com/watch?v=2oTkb7jx2Ak.
Através da realização desta atividade você promoverá o
reconhecimento de sons e ritmos, por isso, crie uma batida para que as crianças
possam acompanhar no momento da música.
Ao utilizar o chocalho a atenção da criança voltará para
ele,
portanto
conseguirá se concentrar na música. Caso solicitar que cada criança possua um
chocalho para o momento da música, oportunize um momento para brincarem
livremente, explorarem o material e depois se concentrem na música. Ao final,
converse com os alunos sobre o que foi abordado, apontando fatos e discutindo a
importância de preservar o meio ambiente.
ATIVIDADES LÚDICAS – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O arquivo com diversas atividades envolvendo a Educação
Ambiental citado no final da aula do Canal no YouTube, pode ser acessado
através do link:
http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/atividades-ludicas-educacao-ambiental
RECURSOS:
• Giz de cera;
•
Tinta guache tesoura cola;
•
Lápis de cor;
•
Papeis diferenciados;
• Pincel;
• Brinquedos;
•
Musica ;
•
Fotos imagens;
• Revista;
• Folhas de árvore;
•
Tnt;
• Garrafa pet;
•
Cordão de nylon;
• Palito de churrasco;
• Tampinha de garrafa;
• Livros de história;
• Folhas de árvore;
•
Folha de A4;
• Caixa de papelão;
AVALIAÇÃO
Será feita ao longo do projeto observando o
cumprimento de etapas e crescimento individual das crianças e por meio das
observações e registros de atividades realizadas pelas mesmas, conforme a
colaboração e participação dos alunos e das famílias
REFERÊNCIA
DAS ATIVIDADES:
PLANURB
- Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. Campo
Grande
- MS, Brasil. Disponível em:
http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/atividades-ludicas-educac
ao-ambiental/.
Música
“Meio ambiente na Educação Infantil”, disponível no link
https://www.youtube.com/watch?v=2oTkb7jx2Ak.
Paródia
“Meio Ambiente”, disponível no Canal do YouTube do Centro Integrado
Golfinho Azul, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=PUJdI_TY4c8.
Comentários
Postar um comentário
VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.