CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EVA CABREIRA GOMES

PROFESSORA :SANDRA NÁDIA KUNTZE

TURMA: JARDIM A INTEGRAL

DURAÇÃO: 7 DIAS    01/06 ATÉ 07/06   2023

PROJETO MEIO AMBIENTE

 

APRESENTAÇÃO

 A infância é um dos períodos mais importantes na trajetória de um indivíduo. É nesse momento que ele começa a interagir com a ideia de sociedade, aprende conceitos, e, é fundamental apresentar e desenvolver diversos valores que serão a grande base para a sua vida. É por isso que essa é a melhor fase para trabalhar a educação ambiental.

 Uma criança que aprende, desde cedo, que ela é parte da natureza e não proprietária dela terá uma relação muito mais sustentável com o meio ambiente. Ela saberá que precisa jogar o lixo no lugar certo não apenas porque a professora mandou, mas porque ela tem responsabilidade com o planeta e porque se ela não fizer isso estará prejudicando sua própria casa.

E, consequentemente, crescem com um senso de cuidado e preservação muito maior do que aquelas que não são incentivadas nesse sentido.

Nessa perspectiva, é considerando que a questão ambiental está em alta por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.

 Dessa forma se faz necessário que a escola perceba a importância das questões ambientais e sensibilize as crianças, os pais e todo corpo docente sobre as questões ambientais, garantindo que no futuro se tornem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel diante do planeta em que vive.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, queimadas, desmatamentos, extinção dos animais e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.

 

 

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento crianças de zero a 1 ano e 6 meses crianças de 1 ano e 7 meses.

 

ü  (EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

ü  (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

ü  (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

ü   (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

ü  (EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

ü  (EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

ü   (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

ü  (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

ü  (EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

ü  (EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

ü   (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois

ü   (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

ü   (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

ü  (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

ü  (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

ü  (EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

ü   (EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

ü  (EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

ü  (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

ü  (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

ü  (EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

ü  (EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.).

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:

Corpo, gesto e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento crianças de zero a 1 ano e 6 meses crianças de 1 ano e 7 meses.

 

ü  EI02CG05 - Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo

controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

 

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento crianças de zero a 1 ano e 6 meses crianças de 1 ano e 7 meses.

 

ü  EI02TS01 - Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para

acompanhar diversos ritmos de música;

 

 

METODOLOGIA

 A metodologia que será utilizada nesse projeto será por meio de diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas e coletivas, vídeos, desenhos e atividades manuais.

 

COMO SERÁ DESENVOLVIDA AS ATIVIDADES

 

 1. Organizar as crianças em rodinha de forma que todos possam olhar e interagir e conscientizá-la sobre conservação e preservação do meio ambiente;

2. Aprender sobre os benefícios da preservação do meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva, reaproveitamento de embalagens;

4. Fazer as lixeiras, explicar sobre as cores das lixeiras, orientá-los de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim: Coletor amarelo – metal, Coletor azul – papel, coletor vermelho – plástico, coletor verde – vidro;

5- Construir objetos retirados da natureza

 

 

SUGESTÃO

 

 

CAIXA SURPRESA

 

Materiais para confecção e realização da atividade:

- Caixa surpresa para esconder os objetos

- Sacola Plástica

- Papel

- Vidro

- Metal

 

Mostre aos alunos que você possui uma caixa especial e que ela esconde uma surpresa incrível, interaja com seus alunos e converse instigando para que se sintam curiosos e motivados a descobrir o que possui dentro dela. Convide-os para juntos realizarem uma mágica. Após, a surpresa irá

aparecer.

Retire um objeto por vez de dentro da caixa e vá questionando aos alunos qual é o objeto, se utilizam em casa, onde podem encontrar, dentre outras questões que

forem surgindo.  

 

Em seguida mostre uma caixa maior que simboliza uma lixeira. Imprima o desenho das lixeiras disponíveis no material e em cada lado da caixa cole a imagem de uma das lixeiras, amarela (metal), azul (papel), verde (vidro), vermelho (plástico). Se tiver a opção e conseguir manusear mais objetos em sua aula, faça lixeiras individuais colando cada uma em um recipiente diferente que servirá como apoio.

 

 

 

 

CONVERSAÇÃO

 

Após retirar todos os objetos, realize um momento de conversação, questione se os alunos sabem por que existem lixeiras de cores diferentes, qual a função de cada uma.

 Questione como é na casa de cada aluno para jogar o lixo fora, se existe uma separação, aonde o lixo vai, se costumam jogar lixo na rua.

 Aproveite as respostas que os alunos derem e vá aprofundando o assunto, dando oportunidade para falarem mais sobre o tema.

 

:

MÚSICA “PARÓDIA MEIO AMBIENTE”

 

Após você apresentar e conversar com os alunos sobre os objetos da caixa surpresa, coloque a música “Paródia Meio Ambiente” de autoria de Joice Silva Santos com voz de Raquel Azevedo, professoras do Centro Integrado Golfinho Azul. A paródia foi criada a partir da música “Patinho Colorido”.

 E pode ser acessada através do Canal do YouTube do Centro Integrado Golfinho Azul ou pelo link https://www.youtube.com/watch?v=PUJdI_TY4c8.

Enquanto a música toca, faça os gestos e movimentos indicando qual material vai em cada cor de lixeira. Coloque a música primeiramente para que as crianças se familiarizem e a conheçam, após você pode repeti-la para que todos cantem juntos. Se estiver realizando aulas de forma remota, você pode solicitar que cada criança

pegue também 4 objetos, sendo eles: plástico, papel, vidro e metal.

 Dessa forma, quando cantar a música novamente, as crianças precisarão prestar atenção na letra, para que possam também levantar os objetos indicados em cada momento.

 

ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO

 

Após cantar a música, relembre com seus alunos o que foi possível aprender, questione qual lixo devemos colocar na lixeira vermelha, na lixeira azul e assim respectivamente. Peça para que cada criança liste um objeto ou material que se

encaixa nas lixeiras indicadas.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Para a tarefa você irá solicitar que a criança, com a ajuda de seus familiares,

escolha um objeto que pode ser reciclado, por exemplo: caixa de creme dental, lata

de leite em pó, copo plástico, dentre outros. Com esse material as crianças deverão

criar algo diferente, uma boneca, um tambor, um robô, algo criativo.

Como registro da atividade solicite que os pais ou familiares enviem uma foto ou vídeo confeccionando o material ou dele finalizado junto com a criança. Ressalte a importância da atividade, bem como da participação das famílias, pois a estimulação cognitiva continua mesmo fora da escola e é fundamental para a aprendizagem.

 

 

 

 

DEFENSORES DA NATUREZA

 

Após conversar com as crianças, dê sequência nas atividades planejadas

utilizando novamente a caixa surpresa.

 

Faça um barulho (por exemplo, batendo na mesa), indicando que algo estranho está acontecendo e se mexendo dentro da caixa e retire de dentro dela o mundinho triste (fixe o desenho da boca para baixo). Leia o recado enviado pelo mundinho (ESCRITA EM ANEXO) e convide todos a defenderem o meio ambiente e o nosso planeta separando o lixo nas respectivas lixeiras. Mas antes disso, todos irão se

transformar em “Defensores da Natureza”, utilizando o adereço na cabeça que deverá

ser confeccionado em aula ou em casa.

O material para confeccionar a faixa está disponível no documento anexo e pode ser impresso, por isso envie para que os pais possam realizar em casa com seus

filhos.

Caso não houver a possibilidade de realizar a impressão, peça que os alunos

façam o desenho e pintem da forma que preferirem.

 

RECURSO - SEPARANDO O LIXO NAS LIXEIRAS CORRETAS

 

 

Imprima o material disponível em anexo e confeccione o recurso com

 antecedência. Para isso você precisará de seis copos descartáveis ou recipientes que possa utilizar para colocar fichas dentro. No material, você encontrará aproximadamente 30 fichas que devem ser recortadas para a realização da dinâmica, juntamente com elas está uma folha gabarito, para que a atividade seja verificada após o seu desenvolvimento.

No momento de sua aula, após todos se transformarem em “defensores do meio ambiente”, convide os alunos para que juntos salvem o mundinho, para isso será

necessário separar o lixo nas suas respectivas lixeiras. Apresente uma ficha por vez para as crianças e peça para que reconheçam em qual lixeira ela deverá ser incluída. Realize a atividade de forma lúdica, dando oportunidade para que as crianças tenham um aprendizado significativo. possível imprimir, sugira que seja feita a adaptação, sendo necessário ter disponíveis seis copos ou recipientes. Para identificar as cores, é possível colar um papel da respectiva cor em cada lixeira ou então pintar com tinta, canetinha ou outro material que desejar.

Quanto às fichas, elas podem ser desenhadas, escritas ou recortadas de jornais, revistas ou livros. Para alunos maiores, você pode solicitar que cada criança escreva os nomes dos objetos em fichas pequenas, assim você estará também aprimorando a leitura e a escrita, além do reconhecimento das cores e letras. Avalie qual o tempo que você possui de aula e escolha quais lixeiras irá trabalhar, se desejar pode trabalhar, duas, três, todas, ou somente uma por dia.

Após todas as fichas estarem organizadas em suas respectivas lixeiras confira os resultados com o auxílio do gabarito. Escolha uma lixeira e comece falando quais os objetos irão nela, solicitando que os alunos identifiquem suas fichas, quando o aluno acertar comemore junto com ele, marcando pontos ou enfatizando que a cada

ficha acertada o mundinho fica mais feliz.

Ao finalizar a separação de todos os materiais em seus respectivos lixos, mostre novamente o mundinho feliz (fixe o desenho da boca para cima).

 Deixe claro que só foi possível salvá-lo, pois todos se esforçaram e conseguiram separar o lixo. É importante ressaltar que esta atividade aborda muitas questões relevantes para a aprendizagem das crianças, por isso saliente aos pais que ao desenvolverem esse recurso em casa com seus filhos possibilitarão o desenvolvimento da atenção, foco, coordenação motora, movimento da pinça e outros.

Essas habilidades devem ser aprimoradas e desenvolvidas independente das crianças estarem em aulas presenciais ou online, é a partir delas que a criança desenvolverá outras habilidades que facilitarão o processo de alfabetização.

 

 

MÚSICA “MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

 

Imprima o material disponível no arquivo e confeccione um chocalho de garrafa pet e sementes para que seja possível desenvolver a técnica de atenção e foco no

olhar.

Ligue o som e coloque a música “Meio ambiente na Educação Infantil”,

disponível no link    https://www.youtube.com/watch?v=2oTkb7jx2Ak.

Através da realização desta atividade você promoverá o reconhecimento de sons e ritmos, por isso, crie uma batida para que as crianças possam acompanhar no momento da música.

Ao utilizar o chocalho a atenção da criança voltará para ele,

portanto conseguirá se concentrar na música. Caso solicitar que cada criança possua um chocalho para o momento da música, oportunize um momento para brincarem livremente, explorarem o material e depois se concentrem na música. Ao final, converse com os alunos sobre o que foi abordado, apontando fatos e discutindo a importância de preservar o meio ambiente.

 

ATIVIDADES LÚDICAS – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

O arquivo com diversas atividades envolvendo a Educação Ambiental citado no final da aula do Canal no YouTube, pode ser acessado através do link:

http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/atividades-ludicas-educacao-ambiental

 

 

 

RECURSOS:

 • Giz de cera;

• Tinta guache tesoura cola;

• Lápis de cor;

• Papeis diferenciados;

 • Pincel;

 • Brinquedos;

• Musica ;

• Fotos imagens;

 • Revista;

 • Folhas de árvore;

• Tnt;

 • Garrafa pet;

• Cordão de nylon;

 • Palito de churrasco;

 • Tampinha de garrafa;

 • Livros de história;

 • Folhas de árvore;

• Folha de A4;

 • Caixa de papelão;

 

AVALIAÇÃO

 Será feita ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e crescimento individual das crianças e por meio das observações e registros de atividades realizadas pelas mesmas, conforme a colaboração e participação dos alunos e das famílias

REFERÊNCIA DAS ATIVIDADES:

 

PLANURB - Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano. Campo

Grande - MS, Brasil. Disponível em:

http://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/atividades-ludicas-educac

ao-ambiental/.

Música “Meio ambiente na Educação Infantil”, disponível no link

https://www.youtube.com/watch?v=2oTkb7jx2Ak.

Paródia “Meio Ambiente”, disponível no Canal do YouTube do Centro Integrado

Golfinho Azul, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=PUJdI_TY4c8.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE

PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO