Projeto Festa Junina


Justificativa:

Resgate Social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida.

Este projeto está dividido em quatro etapas:

atividades em sala relacionadas à data, gincana, festa junina e festa junina solidária.
As duas primeiras etapas vão acontecendo ao mesmo tempo


Objetivos:

•Conhecer as características das festas junina

•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;

•Promover interesse e participação na gincana e na festa junina;


•Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;

•Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
•Promover uma festa junina para uma creche;

Etapas do desenvolvimento:

Atividades em sala de aula

Os professores de todas as disciplinas participarão do projeto desenvolvendo atividades em sala relacionadas com a data que estamos comemorando.

De Educação Infantil a 1ª série:Português:

Explorar a leitura de textos informativos, de poesias, músicas juninas, de texto formal e informal, bem como quadrinhas, caça-palavras e cruzadinhas.

Montar um livrinho com as comidas e bebidas típicas juninas.

História:Conhecer a origem das festas Juninas e os Santos do mês.

Conhecer o significado das danças típicas da festa junina, como a dança do-pau-de-fitas, quadrilha e outras.Matemática e Ciências:
Conhecer as comidas típicas junina e explorá-las no que se refere à quantidades, preços, tempo de duração da culinária, medidas de massa e fração.Fazer, como culinária, algumas das comidas típicas.
Criar desafios envolvendo situações da festa junina, bem como a gincana que estamos desenvolvendo.Artes:
Produzir cartazes com as simpatias, receitas típicas e representaçoes
Projeto Festa Junina

Justificativa:

Favorecer a criança quanto à ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens.

Objetivo Específico:

Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, Santos, pratos típicos, trajes e danças.
Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
Objetivos Gerais:

•Incentivar o trabalho cooperativo;
•Propiciar as crianças à participação em diversas brincadeiras;
•Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho ao homem e a vida do campo;•Conhecer as características da festa;
•Conhecer os costumes e valorizar a tradição;
•Incentivar a apreciação pelas festas;
•Promover festa no C.E.I.Conteúdos:
•Poemas, músicas, convites, brincadeiras, dança de quadrilha, confecções de bandeiras, degustação de pratos típicos, trajes, etc.
•Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;
•Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.Metodologia:
•Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele;
•Letras em caixa alta com nome da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.
•Ensaio de dança/quadrilha;
•Confecção de convites p/festa;
•Confecção de balões de papel;
•Símbolos, Santos, origem da festa; (visualização da figura dos Santos – semelhanças e diferenças);
•Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;
•Brincar de desfile (caracterização de um casal);
•Exploração de maquiagem;
Simular, e ensaiar casamento caipira;
•Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha, pé-moleque, etc.
•Jogo de bingo;
•Receitas com rótulos;
•Confecção de decoração;
•Localizar no globo os países que deram origem á festa: França e Portugal;
•Localizar no mapa Estado e cidades onde há maior concentração das festas;
•Brincadeiras de roda;
•Enfeites: Tamanho, metros, formas geométricas, quantidade de enfeites;No pátio:
•Construir fogueira;
•Simular pular fogueira;
•Brincar de cabo de guerra; cobra cega, corrida do saco, boliche.
Na brinquedoteca:
•Confecção de docinho p/degustação: beijinho, cajuzinho, pé-moleque, maria - mole.
•Confecção de livro de receitas;
•Confecção de material de pesca;
•Confecção de cavalo e vaga, tamanho grande, com suas partes separadas, crina, rabo, patas, olhos, boca, orelhas, chifres.(), para brincadeira no dia da festa.
•Confecção de pista p/derrubar bonecos; (Jogo).Na cozinha:Bolo fubá, cenoura e chocolate, cachorro quente, quentão, canjica.
Recursos:Livro recreio;
CD’s, aparelho de som,
papeis diversos,
cola, tesoura,
caixa de papelão,
chapéus,
maquiagem,
giz cera,
tinta guache,
sulfit mimeografada,
corda, argola,
saco estopa,
área, anzol, faixa tecido,
jogo boliche, dardos de flecha, bolinhas plásticas,

forminhas de papel, prendas e brindes,
produtos para docinho, pratos típicos,
Avaliação
Será observados, o interesse da criança, e sua participação nas atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto e a participação na festa.

esses dois projetos são da minha amiga; Andreza S F Melo

Comentários

  1. adoro os seu trabalhoa,parabéns...sou sua admiradora professora nota 10! eliane-caruaru pe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.

Postagens mais visitadas deste blog

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE

PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO