segunda-feira, 6 de julho de 2009



DIA DO AMIGO NA ESCOLA



Este dia é muito comemorado nas escolas e tem como objetivo socializar o grupo, integrar as crianças e demonstrar a importãncia dos amigos em nossas vidas, por isso é importante que o educador converse antes na rodinha, socialize com as crianças o que é ser amigo, quem tem amigos, quantos, o que gostam de fazer com seus amigos, enfim propor momentos de reflexão sobre o que é ser amigo.Depois as crianças podem fazer um desenho para presentear o seu melhor amigo ou para expor na sala.



Outras sugestões:



Dado do carinho



Em cada um dos lados do dado, coloque uma figura ou frase indicando o carinho que deverá ser feito.Na rodinha, as crianças tiram um papel com o nome do colega (tipo amigo secreto), logo atira o dado, o carinho que cair a criança deverá fazer no colega.o colega que recebeu o carinho é o próximo a tirar o papel e dar sequência a atividade.Sugestões de carinho: abraço, beijo, cheiro, abraço e beijo, todos os carinhos juntos.



Correio da amizade



A educadora fará uma caixa de correio, onde será colocada a correspondência, neste caso é importante conversar com as crianças sobre este tipo de correspondência, o papel do carteiro, como a carta chegará até a casa do amigo, para só após simular uma agência dos correios na sala.


(a proposta é que cada criança faça uma carta para seu amigo da escola pode ser qualquer pessoa, um colega, a professora, o porteiro...)


E poderá ser feito mais de uma carta.


Com os pequenos que ainda não escrevem a educadora pedirá que seja feito um desenho e escreverá no envelope o nome do destinatário e emitente, os maiores poderão tentar escrever.


Para integrar a família nesta atividade, faça um bilhetinho pedindo aos pais que conversem em casa com seu filho (a) e perguntem para quem ele/ela quer que seja feito uma cartinha, e juntos então escreverão uma mensagem para o amigo do filho (a).


A carta deverã vir fechada em envelope e colocada na caixa do correio confeccionada pela educadora.(no dia do amigo, os carteiros alunos) deverão entregar as cartas.


as cartas poderão ser abertas e lidas na rodinha.


A carta feita pelos pais deverá ser enviada para casa , para ser lida com a família.


É importante o professor ficar atento para que todos recebam uma cartinha, nem que para isso ele tenha que fazer algumas e entregar, caso alguma criança não receba, isso pode acontecer, por isso muita atenção!


Esta atividade além de trabalhar o dia do amigo desenvolve a linguagem oral e escrita e sobre a importância da profissão do carteiro.



Dia do amigo na escola



Organizar diferentes brincadeiras para serem realizadas neste dia e propor que cada criança convide um amigo para passar a tarde brincando na escola.


A educadora poderá propor a confecção dos convites, envolver as crianças na decoração da sala e na confecção de lembrancinhas para ser entregue aos amigos no final do dia.



Amigo secreto



Esta atividade é a mais comum de se realizar nesta data, por isso proponho que ao invés da criança trazer um presente, confeccione um presente com sucatas para entregar ao seu amigo.


ESSAS ATIVIDADES FORAM TIRADAS DO BLOG ;

http://blogdaprofandreia.blogspot.com/


3 comentários:

  1. oi querida, tem um selinho para vc. aguardo sua visita. beijos. joelma couto.

    ResponderExcluir
  2. vim concher o seu blog
    e ele está de parabens viu
    lindinho msm
    beijocas mil
    depois passa lá no meu eih
    bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga tem uma homenagem para você lá no meu blog!
    bjs

    BLOG FERRAMENTA PEDAGÓGICA

    ResponderExcluir

VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.