quarta-feira, 1 de julho de 2009

PROJETO ALIMENTAÇÃO




Projeto Alimentação

Justificativa:

Faz-se necessário a implantação do projeto alimentação saudável, pois as crianças de hoje, estão a cada dia mais, se alimentação de produtos industrializados que fazem mal a saúde e recusando alimentos saudáveis, importante para o bom funcionamento do organismo. É importante que compreendam o papel de uma alimentação equilibrada, os valores nutritivos dos alimentos e suas propriedades benéficas no sentido de prevenir doenças. Além de se conscientizarem que a fome é problema sério. As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo.
Objetivos:

• Incentivar aos bons hábitos alimentares;

• Identificar as preferências alimentares dos alunos;

• Conhecer as vitaminas de cada alimento estudado;

• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

• Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;

• Identificar cores, texturas, aromas e os diferentes sabores dos alimentos.

• Compreender os benefícios dos alimentos para nossa saúde;

• Identificar as partes de um vegetal;

• Entender como as plantas se alimentam;

• Identificar os sentidos;

• Conscientizar sobre a importância de uma alimentação equilibrada;

• Identificar alimentos não-saudáveis;

• Conscientizar para o problema da fome no mundo;

Desenvolvimento:

1ª semana:

Alimentos de que gostamos/ alimentos saudáveis/alimentos não-saudáveis/ higiene com os alimentos/Vegetais.

Cartaz: Alimentos que gostamos

- Pedir que os alunos tragam para escola gravuras de alimentos que eles mais gostam. Em uma roda de conversa, vamos discutir sobre a imagem que cada um trouxe. Se eles acham que o alimento é saudável ou não e porquê.

Atividades no caderno e em folha:
- Classificar os alimentos em naturais e industrializados.

- higiene dos alimentos

Atividades do livro:

Os seres vivos

- Conhecendo as partes das plantas.
2ª semana:

Hortaliças/ Legumes /Frutas/ Órgãos do sentido

Trabalhar com os sentidos

- Paladar: sabores dos alimentos

Olfato: aroma dos alimentos

Tato: textura dos alimentos

Visão: cores dos alimentos

Audição: nome dos alimentos.

Caixa dos sentidos:

Colocar em uma caixa algumas frutas e legumes, vendar os olhos dos alunos e através do olfato, tato ou paladar deverão adivinhar que alimento pegou.

Poderá ser colocado um pedaço de uma fruta na boca da criança e dar outra fruta diferente para ela cheirar e adivinhar qual fruta esta comendo.

Esta atividade permite entender como os nossos sentidos se completam.

Atividades no caderno:

Nutrientes de algumas frutas, legumes e hortaliças.

Atividades do livro:

- Como se espalham as sementes
- Como as plantas se alimentam.

3ª semana: Derivados do leite/ Cereais e massas

* Fazer iogurte caseiro com os alunos

* Atividades no caderno

* Atividades do livro: - A alimentação

4ª semana:

Conscientização alimentar/Crianças que passam fome

* Roda de conversa: Discutir sobre as crianças que passam fome e crianças que recusam comida. Quais são alimentos que devemos comer com freqüência e porque. Quais alimentos devemos evitar.

* Atividades do livro:A importância dos vegetais na vida humana.

Culminância:


FeirinhaMontaremos no pátio barraquinhas imitando uma feira e os alunos do Ensino Fundamental serão os feirantes que explicarão aos alunos da Educação Infantil as propriedades das frutas e legumes que estarão expostos nas barraquinhas. Ao final da explicação os alunos “compram” estes alimentos para fazerem uma deliciosa sopa de legumes e uma salada de frutas coletivamente. Todos estarão usando um chapeuzinho de cozinheiro e um aventalzinho com o tema do projeto.

Recursos utilizados:

Revistas, tinta, folhas xerocadas com atividades, livros, cola, tesoura, caixa, pincel, giz de cera, lápis de cor, papéis coloridos, leite, iogurte, frutas, legumes, faquinha de plástico, TNT e barraquinhas.

esse projeto achei muito bom é da minha amiga blogueira Alessandra Spezanes




Poesia: Os dentinhos – Maria Radespiel

Os meus dentes, com cuidado,
Vou agora escovar.
E, depois, com atenção,
Minha escova vou guardar.

Para cima, para baixo,
Eu escovo os meus dentinhos.
Para um lado, para o outro,
Vão ficar bem limpinhos.

Música: Eu sou forte – Equipe BNL

Eu sou forte, forte, forte,
de marré, marré, marré.
Como pão com manteiga,
No lugar de picolé.

Gosto muito de legumes,
de marré, marré, marré.
Como ovo amarelinho,
Que gostoso ele é.
Adivinha:

Sou verdinha, minhas folhas são macias...
Faço companhia ao tomate nas saladas.
Sou uma verdura.

Um comentário:

  1. cara professora, meu nome é Janete e sou pedagoga há três anos. Esse ano de 2012 estou com uma turminha de berçário II (de 1 à 2 anos). Confesso que no começo me assustou um pouco, mas já me apaixonei por eles. No entanto preciso elaborar um plano anual de alimentação saudável para essa turminha e não sei por onde começar? Será que vc pode me ajudar?
    Meu e-mail: janetedourado@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.