1 ANO CONTEÚDOS.

 1º BIMESTRE 1º ANO
CONTEÚDO: UNIDADE I –
IDENTIDADE: MEU NOME, MEU CORPO, MINHAS ESCOLHA


Linguagem oral e escrita


· História da Escrita;
· Alfabeto;
· Letra Maiúscula/minúscula;
· Junções: ao, ai, ia, ui, uau, au, eu, ei, oi;
· Meu nome;
· Nome dos meus amigos;
· Nome dos meus brinquedos preferidos;
· Nome das coisas que eu gosto e do que não gosto;
· Nome da professora;
· Minha turma tem um nome;
· Nome e sobrenome;
· Nomes próprios e comuns;
· Alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Diferenciar letras, números e desenhos
· Gêneros textuais

Competências e Habilidades

· Conhecer e dramatizar a história da escrita;
· Representar através de desenho a história da escrita;
· Identificar e escrever o próprio nome.
· Identificar e nomear os colegas, os amigos fora da escola, os nomes das crianças da turma.
· Expressar-se oral e graficamente com espontaneidade e criatividade.
· Reconhecer as letras que compõe o seu nome;
· Comparar seu nome com o nome dos colegas para identificação das letras que são comuns;
· Reconhecer palavras que tem a mesma letra inicial do seu nome;
· Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes;
· Registrar o próprio nome;
· Usar as letras do alfabeto na tentativa de identificação da direção da escrita;
· Escrever o nome e identificá-lo em contexto diversificados;
· Reconhecer o uso da letra maiúscula e minuscula em diversos contextos;
· Relatar experiência de vida e de acontecimentos do dia a dia;
· Ouvir e recontar histórias na sequência dos acontecimentos;
· Fazer questionamentos sobre a história lida;
· Ler e identificar as sílabas existentes nas palavras;


Linguagem Matemática

· Comparação de tamanho: (maior / menor / mesmo
· Noções de posição: (frente / atrás / entre / em cima, embaixo / ao lado / perto / longe /
direita esquerda / mesmo sentido e sentido contrário).
· Semelhanças e diferenças
· Classificações
· Símbolos e códigos
· Os sinais (+ e =) símbolos matemáticos
· Sequências lógicas
· História dos números;
· Números até 9
· Correspondência um a um
 .Registro de quantidades.
· Quantidades e gráfico
· Idéias dos números de 1 a 9
· Representação dos números de 1 a 9
· Números do 11 ao 20
· A idéia do zero (0)
· Antecessor e sucessor (de 0 e 9)
· Noções de tempo: (ontem, hoje, amanhã)
· Ordem crescente e ordem decrescente
· Números Ordinais (1° ao 10°)
· Calendário; Dias da semana
 .Construção do numero e de suas relações – algarismo, quantidade, sequencia.


Competências e Habilidades

· Identificar direções/sentidos diferentes;
· Reconhecer os diferentes símbolos, fazer a leitura e compreensão dos mesmos;
· Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva as ideias de
juntar e acrescentar, tirar, completar e comparar, próprias da adição e subtração;
·Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções
espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
·Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
· Fazer a leitura e a escrita de qualquer número da sequência trabalhada reconhecer a posição
de elementos dentro de dessa sequência, ordená-los do maior para o menor e vice-versa;
· Desenvolver a capacidade de agir na vida diária, aplicando os conhecimentos
desenvolvidos.
· Conhecer e dramatizar a história dos números;
· Construir o significado do número natural a partir da contextualização social;
· Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço;
· Ordenar, seriar, pessoas ou objetos de acordo com algum critério estabelecido (altura,
tamanho, cor, espessura), e assim explorando os conceitos de grandeza e posição;
· Identificar e escrever a seqüência numérica dos números naturais, explorando a ideia de
números vizinhos;
.Vivenciar em situações do cotidiano, a ideia de quantidade, identificando e associando cada uma
ao seu respectivo símbolo numérico;

Natureza e Sociedade
. Quem eu sou
· Toda criança tem um nome e sobrenome
· As crianças têm amigos
· Cada criança tem seu jeito
· Vamos falar de medo?
· O aniversário
· Meu dia-a-dia.
· Minhas atividades diárias
· Noção de tempo
· Conceitos manhã, tarde e noite.
· Nossa escola
· Nossa classe
· As aulas e as dependências da escola
· Nosso corpo
· Do que você gosta de brincar?
· O que você gosta de comer? Alimentação
· Fortes emoções
· Expressões fisionômicas
· Datas comemorativas; Páscoa.
· Água
· Direitos e Deveres


Competências e Habilidades

· Observar o espaço aonde vive;
· Coletar dados por meio de entrevista, por meio de observação direta ou de leitura de
imagens que representem situações do cotidiano;
· Registrar dados por meio de diferentes linguagens;
· Expor oralmente as ideias;
· Respeitar as diferenças na história pessoal dos colegas e de crianças que viveram em outros
tempos e espaços;
· Valorizar a escola onde estuda;
· Conhecer as dependências da escola e a função de cada funcionário;
· Relacionar atividades para cada período do dia;
· Identificar e nomear as partes do nosso corpo;
· Perceber seu próprio corpo, seu processo de crescimento e seu desenvolvimento;
· Adotar bons hábitos, posturas e atitudes corporais;
· Reconhecer o período em que estuda;
· Vivenciar as brincadeiras, articulando suas vivencias, possibilitando contato com regras;
· Explorar diversos objetos e jogos, vivenciando atitudes de respeito e relação com os outros;
· Sensibilizar as crianças quanto a necessidade de preservação do manancial, do não
desperdício da água pra que não falte água no planeta;
· Conhecer como se aproveita a água dos rios;
· Valorizar a água e o ar como recursos indispensáveis à vida;
· Perceber os efeitos da escassez de água para os seres vivos;
· Conscientizar os alunos dos seus direitos e deveres
· Listar os direitos e deveres dos alunos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE

PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO