mala viajante
Justificativa
Sabe-se
que as crianças que entram no 1º ano do ensino fundamental e muitas delas chegam
ao 5º ano sem saber ler e interpretar o que se lê, sabe-se que nossas crianças estão
convivendo na era da informática de forma desenfreada com famílias que pouco lê,
buscando um meio de colocar os livros mais
frequente na vida das crianças e suas famílias de forma prazerosa foi proposto
esse projeto.
Objetivo
Desenvolver o
gosto pela boa leitura e estimular a criatividade dos alunos. Além da
participação e Integração dos pais na vida escolar dos filhos, que participam
do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, proporcionando assim um momento
prazeroso com os filhos.
Conteúdos
Curriculares
Português
– literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção
textual – aluno poderá produzir textos usando o que foi lido, em forma de
poesia, narrativa, e teatro.
Metodologia
Uma vez por semana, “escolhida por eles as quintas -
feira o dia de levar e trazer nas terças – feira”. Um aluno leva a malinha,
dentro da mala intitulada de MALA VIAJANTE contem um livrinho de estória
ou texto simples referente ao tema abordado, pois os mesmos estão em fase da
alfabetização; uma caixa de lápis de cor, uma borracha, um lápis, um apontador e
um (caderno). Na parte de dentro desse caderno tem a explicação do projeto e como deverá ser
desenvolvido, o responsável pelo aluno deverá ler o livro ou texto para ele , após a leitura a criança devera
desenhar no espaço indicado que estará expresso dentro do caderno, o momento da
estória que mais chamou sua atenção pintara
o "smile" de acordo com o que achou do livro. Sabe-se que poderá acontecer
da criança pintar o smile triste, demonstrando sua reação com a estória. Terá
o momento do responsável que leu, o mesmo deverá escrever o que achou do projeto, do momento da leitura. Para
que possamos perceber se nosso objetivo esta sendo alcançado e pintar também um
smile já proposto em outra folha do caderno separado somente para os responsáveis
se gostou ou não. Nas terças – feira o aluno que esta de posse da mala,
apresentará pra turma a estória que o acompanhou viajando ate sua casa. Tenho dois
alunos com autismo um severo e outro moderado, com o severo temos um livro de
auto relevo que ele adora e explora sempre, como estou efetuando a viagem da
mala por ordem alfabética ainda não chegou nome deles, Heitor e Pedro, já o
aluno Pedro acredito que o mesmo não terá dificuldades, somente nas pronuncias
de algumas letras, esta sendo assistida pela
fonodiologa , frequenta AEE.
Avaliação
Avaliação
é iniciada no momento da revelação do nome da criança que levará em viajem a
mala da literatura, o brilho no olhar já me da um sim positivo ou negativo pela
aceitação. No caderno mostrará o que aconteceu no momento só deles, a
participação da família, mas será na apresentação de cada um em sala de aula
que avaliação acontecerá o esforço para
que seus amigos entendam a estória que eles acabaram de contar com a satisfação
de reverar quem contou a estória pra eles.
Auto-avaliarão
Posso garanti, das crianças que já levaram
a mala, a emoção de vê-los contando de forma muitas vezes decorada confesso a
emoção foi revelada através de lagrimas
disfarçadas que sairam de meus olhos, é emocionante ver teu aluno se esforçando
para que seus amigos entendam a estória, cada um do seu jeito uns meios tímidos
outros com gestos e muita interpretação, teve um que ria sem parar antes de
contar por lembrar da cena engraçada da estória. Pais e responsáveis elogiando
e incentivando, nos professores lemos muito pouco com nossos alunos, foi com esse
projeto eu passei a ler mais com meus alunos, leituras compartilhada sempre e
ver meu aluno que ainda esta em fase de alfabetização pedir livros pra levar
pra casa pra ler com seus familiares, está me deixando tão satisfeita e feliz
que resolvi compartilhar isso tudo com todos.
Abraço
professora Sandra Nádia Kuntze .
Comentários
Postar um comentário
VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.