PROJETO SENHOR ALFABETO

Centro de educação infantil Eva Cabreira Gomes

Turma: jardim “A”

Professora: Sandra Nádia Kuntze

Duração: 3 meses

 

JUSTIFICATIVA

O processo de desenvolvimento da leitura e da escrita ocorre na medida em que ela vai interagindo com o mundo das letras. É nesse trabalho a ludicidade é muito importante assim como a utilização e materiais concretos.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDOS: · Escuta, fala, pensamento e imaginação. EF (EI02EFo9 e EI03EF09)

 

OBJETIVO GERAL: 

Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto de forma lúdica e prazerosa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Apresentar as letras do alfabeto de forma lúdica.

· Trabalhar o som da letra inicial.

· Trabalhar a sequência do alfabeto.

· Envolver a família no processo de alfabetização das crianças.

· Desenvolver a criatividade e coletividade.

· Estimular o gosto por histórias e livros.

 

 

CONTEÚDOS:

· Alfabeto

· Ordem alfabética

· História “o aniversário do seu alfabeto”, de Ademir Piedade; “

·  Vídeo “a aventura do alfabeto”.

·  música “canção do a b c”.

·  análise fonológica e estrutural de palavras.

·   produção de livro, “letra inicial, ilustração e nome de animais”.

·    dramatização e criatividade

·     festa de aniversário.

 

 

METODOLOGIA: 

·        Apresentação do SEU ALFABETO a turma (MASCOTE DA TURMA).

·        Conversas e debates relacionados ao tema.

·        Desenho e pintura.

·        Recortes e colagem.

·         Produções artísticas com as letras do alfabeto.

·         Jogos pedagógicos: Passando a caixa, boliche, trilha do alfabeto, pescaria, bingo das letras, Troca letras, Palavra dentro de palavra e etc.

·         Historinhas: Aniversário do seu alfabeto. Era uma vez o rei parasita malazartes i. A Batalha das letras.

·        Vídeo: “A aventura do alfabeto”.

·         Música: Canção do A B C.

·          Escrita do alfabeto em bastão.

·         Analise estrutural de palavras: primeira e última letra, quantidade de letras e número de vezes que abre a boca.

·        Ordem alfabética.

·        Reprodução de histórias oralmente.

·        Confecção: alfabeto de presentes do seu alfabeto, produção de um livro “A B C dos animais”, cartazes, murais, lista de convidados, convites e lembrancinhas.

·        Culminância do projeto: festa de aniversário do seu alfabeto.

 

 

 

AVALIAÇÃO: 

 

Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho das atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Com esse projeto espera-se que, ao final da semana, os alunos ampliem seus conhecimentos sobre a oralidade e escrita das letras do alfabeto.

 

REFERÊNCIAS

 

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices 5. ed. São Paulo:

Scipione, 1997.

 

AZEVEDO, Marília de Araújo. (2017). Qual a importância da história na Educação Infantil? São Paulo.

 

EDUCAÇÃO Infantil Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica,2017.

.

MINISTÉRIO da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: ME

C/SEF, 2002 vol.3 p.86.

 

PIEDADE, Amir.  Aniversário do Seu Alfabeto.  2. ed. –

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE

PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO