PROJETO SENHOR ALFABETO
Centro de educação infantil Eva
Cabreira Gomes
Turma:
jardim “A”
Professora:
Sandra Nádia Kuntze
Duração: 3
meses
JUSTIFICATIVA
O processo de desenvolvimento da
leitura e da escrita ocorre na medida em que ela vai interagindo com o mundo
das letras. É nesse trabalho a ludicidade é muito importante assim como a
utilização e materiais concretos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDOS:
· Escuta, fala, pensamento e
imaginação. EF (EI02EFo9 e EI03EF09)
OBJETIVO GERAL:
Despertar o letramento através da
ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto de forma
lúdica e prazerosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Apresentar
as letras do alfabeto de forma lúdica.
· Trabalhar o
som da letra inicial.
· Trabalhar a
sequência do alfabeto.
· Envolver a
família no processo de alfabetização das crianças.
· Desenvolver
a criatividade e coletividade.
· Estimular o
gosto por histórias e livros.
CONTEÚDOS:
·
Alfabeto
·
Ordem alfabética
·
História “o aniversário do seu alfabeto”, de Ademir
Piedade; “
·
Vídeo “a
aventura do alfabeto”.
·
música “canção do a b c”.
·
análise fonológica e estrutural de palavras.
·
produção de livro, “letra inicial,
ilustração e nome de animais”.
·
dramatização e criatividade
·
festa de aniversário.
METODOLOGIA:
·
Apresentação
do SEU ALFABETO a turma (MASCOTE DA TURMA).
·
Conversas e
debates relacionados ao tema.
·
Desenho e
pintura.
·
Recortes e
colagem.
·
Produções artísticas com as letras do
alfabeto.
·
Jogos pedagógicos: Passando a caixa, boliche,
trilha do alfabeto, pescaria, bingo das letras, Troca letras, Palavra dentro de
palavra e etc.
·
Historinhas: Aniversário do seu alfabeto. Era
uma vez o rei parasita malazartes i. A Batalha das letras.
·
Vídeo: “A
aventura do alfabeto”.
·
Música: Canção do A B C.
·
Escrita
do alfabeto em bastão.
·
Analise estrutural de palavras: primeira e
última letra, quantidade de letras e número de vezes que abre a boca.
·
Ordem alfabética.
·
Reprodução
de histórias oralmente.
·
Confecção:
alfabeto de presentes do seu alfabeto, produção de um livro “A B C dos
animais”, cartazes, murais, lista de convidados, convites e lembrancinhas.
·
Culminância
do projeto: festa de aniversário do seu alfabeto.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua,
através da observação diária das crianças no desempenho das atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
Com esse projeto espera-se
que, ao final da semana, os alunos ampliem seus conhecimentos sobre a oralidade
e escrita das letras do alfabeto.
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH,
Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices 5. ed. São Paulo:
Scipione,
1997.
AZEVEDO,
Marília de Araújo. (2017). Qual a importância da história na Educação Infantil?
São Paulo.
EDUCAÇÃO
Infantil Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica,2017.
.
MINISTÉRIO da
Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: ME
C/SEF, 2002
vol.3 p.86.
PIEDADE,
Amir. Aniversário do Seu Alfabeto. 2. ed. –
Comentários
Postar um comentário
VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.