sexta-feira, 15 de maio de 2009

PROJETO MEIO AMBIENTE






1- Apresentação


2- Público Alvo


3- Duração


4- Objetivos


5- Metodologias


6- Estratégias




1- Apresentação

A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.


2- Público Alvo

Este projeto é destinado a criança de 5 a 7 anos alfabetizadas cursando a 1o série do ensino fundamental.


3- Duração

Este tem projeto tem a duração de 12 dias, constando de 12 aulas, tendo cada aula 04 horas diária.


4- Objetivos

Ø Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Ø Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø Estimular a leitura e a escrita;
Ø Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;
Ø Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.


5- Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.


6- Estratégias

1o AULA:

Ø História infantil que trate da questão do meio ambiente;
Ø Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;
Ø Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;
Ø Explanação dos seus trabalhos.
2o AULA:

Ø Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
Ø A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.


3o AULA:

Ø Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
Ø Comentários sobre o vídeos;
Ø Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;


4o AULA:

Reciclando e Brincando com a Matemática.

Ø Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
Ø Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
Ø Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
Ø Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo número;
Ø Inicia o jogo;
Ø Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.


5o AULA:

Aula Passeio.

Ø Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
Ø Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
Ø Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

6O AULA:

Ø Socialização das construções e das pesquisas;
Ø Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Ø Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; ( obs: a confecção desta cartilha será feita no software KidPix. Os textos e os desenhos serão trabalhados em duplas.);
Ø Apresentar a turma o software KidPix e permitir que eles manusear e conheçam.


7o AULA:

Trabalhando com Música.

Ø Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
Ø Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
Ø Ouvir e cantar a música;
Ø Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
Ø Ditado de palavras retiradas do texto.


8o AULA:

Ø Iniciar a construção da cartilha;
Ø Em dupla, e com o auxilio do professor, os alunos deverão arrumar os textos, aquele que foi produzido individualmente a partir da aula passeio, relatando sobre um problema de degradação constatado por eles, e transforma-los em apenas um texto para ser digitado no KidPix. ( obs: o professor deve arrumar a dupla de acordo com os textos produzidos onde os dois alunos tratem do mesmo problema.);
Ø Digitação dos textos.


9o AULA:

Reciclando Papel

Ø No primeiro momento desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
Ø O professor apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
Ø Com os materiais, já previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel;
Ø Digitação do trabalho.


10o AULA:

Ø Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos;
Ø Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).


RETIREI ESSE PROJETO DO SITE:


http://www.faced.ufba.br/~ivanas/edc287_01/CarinaCafe.doc


2 comentários:

  1. ADOREI,E ADORA TUDO RELACIONADO AOS MEIOS DE PRESERVAR A NATUREZA.

    ResponderExcluir
  2. adorei seu projeto,sou estudante de saneamento ambiental e busquei inspiração em seu projeto para desenvolver o meu.muito obrigada.

    ResponderExcluir

VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.