PROJETO CHUVA DIVERTIDA
Turma:
Tema: Chuva Divertida
Justificativa: A partir da observação do
comportamento das crianças, podemos perceber o quanto se diverte ao brincar com
água. Levando em conta o clima e o interesse das crianças levamo-as a brincar
nos deferentes espaços de forma a perceber as diferentes funções da água em
nossas vidas.
Objetivo Geral: vivenciar os diferentes tipos
de brincadeiras com água e sua importância no dia-a-dia. Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento
sobre água, seus estados, características e transformações.
Objetivos Específicos:
·
Conhecer diferentes tipos de brincadeiras com água;
·
Observar a transformação da água durante as
brincadeiras;
·
As diferentes funções da água;
·
Reconhecer a importância da água no nosso dia-a-dia.
Situação Significativa:
·
Balões coloridos, anilina água, canudos para soprar,
garrafas, areia.
·
Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres.
·
Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho,
misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas,
fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.
·
Fazer massinha de modelar com os alunos
Possíveis perguntas:
Vamos experimentar a água? Como
podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o
gosto?
Como encher um balde? Usar
diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar
carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas
e/ou jardim.
Selecionar embalagens de
diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos.
Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas:
Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o
pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a
água?
Usar potes com furos, como vasos, e observar a
reação da criança até que ela descubra o que fazer.
VISÃO
Que cor é a água?
Colocar água em copos brancos e observar sua cor.
A seguir colocar tintas colorido (cores primárias)
e explorar as cores que surgiram.
Usar chá de marcela, café e outras substâncias.
“A água é transparente”
AUDIÇÃO
Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera
digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com
uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
Comparar o som de uma gota de água caindo em
diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de
água, na mão do amigo)
Agitar as mãos dentro de um tanque de água.
Observar o barulho do mar em uma concha.
TATO
Tocar na água com diversas substâncias
Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)
Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal)
Tocar na água morna, gelada, na temperatura
ambiente.
PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, sucos de
diferentes sabores (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco
– muito sal, muito açúcar....).
OLFATO
Cheirar a água pura
Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre,
café, leite, perfume...).
BRINCADEIRAS:
Derrete e não derrete.
Transportando água (com a mão)
Quantos copos de água enchem essa garrafa?
Avaliação: através de observação e registro
individual da atividades.
CREDITOS: Professora Márcia Costa do CEI Estrelinha do Mar; Balneário Gaivota SC
Comentários
Postar um comentário
VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.