PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO











PROJETO :  MÚSICA, SOM E MOVIMENTO.

A MÚSICA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SOCIAL E CULTURAL DAS CRIANÇAS. PORTANTO, PRECISA ESTAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NÃO COMO FORMA ROTINEIRA E AUTOMÁTICA, MAS PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS A CAPACIDADE DE SENTI-LA EXECUTANDO O RITMO.


I – JUSTIFICATIVA

Tudo a nossa volta é movimento, a terra gira, o sistema solar gira, nosso corpo gira e a criança é movimento o tempo todo. O som está interligado ao movimento. Percebemos isso, quando o primeiro provoca o segundo e temos a dança: ou quando o segundo provoca o primeiro e temos a música.
A música, som e movimento seja utilizado neste projeto de forma a ampliar a linguagem oral,visual e corporal.
Sabe-se que as ocorre uma transformação de valores da música no contexto educacional. Para que isto não ocorre, deve-se utilizar sua riqueza social e cultural.
Sendo que a música possui um papel importante na educação das crianças, ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, social afetivo, cognitivo e linguístico; favorece a criatividade do senso rítmico, do prazer de ouvir e da concentração da imaginação da criança.

II – OBJETIVO GERAL.

Promover e utilizar tanto os movimentos elaborados como os movimentos amplos, que estimulem e permitem um contato direto e indireto com as crianças e os sons com isso desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
Criar condições para que as crianças entendam a música como fonte de prazer e conhecimento, promovendo com isso o convívio social e cultural.


III - OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Integrar as crianças através da música;
·         Brincar com a música, inventar e reproduzir sons;
·         Explorar os movimentos corporais;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo buscando controlar os próprios movimentos;
·          Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.

IV– METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

·         Conversas.
·         Explorar e manusear materiais diversos.
·         Jogos e brincadeiras
·         Contação de histórias.
·         Pesquisa.

V - RECURSOS

·         Livrinhos de histórias, brinquedos, instrumentos musicais, CDs, DVs, aparelho de som, papeis diversos, tesoura, cola, canetinhas, revistas, sucatas e almofadas. 

VI DURAÇÃO

·         Ano todo

VII – CONTEÚDOS TRABALHADOS

Histórias, brincadeiras, músicas, expressão corporal, brincadeiras com o corpo, brincadeiras dirigidas, brincadeiras cantadas, contato com elementos escritos, ampliação do vocabulário, desenho como representação gráfica, identificação dos diferentes tipos de sons e imitação (onomatopéia)



VIII - AVALIAÇÃO

A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e observação constante da criança e das atividades por ela realizadas, diálogos com a criança e sua família, registro das atividades e comparações dos resultados.

IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

       PROPOSTA Curricular para a educação infantil. Balneária Gaivota. 2008.
PROJETO Música, som e movimento. Balneário Gaivota 2013.
Kuntze. Sandra Nadia, blog da professora Sandra Nádia acessada em 02 de fevereiro de 2014.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DINAMICA CAIXA DE CHOCOLATE