PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO
PROJETO : MÚSICA, SOM E MOVIMENTO.
A
MÚSICA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SOCIAL E
CULTURAL DAS CRIANÇAS. PORTANTO, PRECISA ESTAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL, NÃO COMO FORMA ROTINEIRA E AUTOMÁTICA, MAS PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS
A CAPACIDADE DE SENTI-LA EXECUTANDO O RITMO.
I
– JUSTIFICATIVA
Tudo a nossa volta é
movimento, a terra gira, o sistema solar gira, nosso corpo gira e a criança é
movimento o tempo todo.
O som está interligado ao movimento. Percebemos
isso, quando o primeiro provoca o segundo e temos a dança: ou quando o segundo
provoca o primeiro e temos a música.
A música, som e movimento
seja utilizado neste projeto de forma a ampliar a linguagem oral,visual e
corporal.
Sabe-se que as ocorre uma
transformação de valores da música no contexto educacional. Para que isto não
ocorre, deve-se utilizar sua riqueza social e cultural.
Sendo que a música possui
um papel importante na educação das crianças, ela contribui para o desenvolvimento
psicomotor, social afetivo, cognitivo e linguístico; favorece a criatividade do
senso rítmico, do prazer de ouvir e da concentração da imaginação da criança.
II
– OBJETIVO GERAL.
Promover e utilizar tanto
os movimentos elaborados como os movimentos amplos, que estimulem e permitem um
contato direto e indireto com as crianças e os sons com isso desenvolver
atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
Criar condições para que
as crianças entendam a música como fonte de prazer e conhecimento, promovendo
com isso o convívio social e cultural.
III
- OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Integrar as crianças através da música;
·
Brincar com a música, inventar e reproduzir sons;
·
Explorar os movimentos corporais;
·
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se
nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo buscando
controlar os próprios movimentos;
·
Ouvir, perceber e
discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
IV–
METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
·
Conversas.
·
Explorar e manusear materiais diversos.
·
Jogos e brincadeiras
·
Contação de histórias.
·
Pesquisa.
V - RECURSOS
·
Livrinhos de histórias, brinquedos,
instrumentos musicais, CDs, DVs, aparelho de som, papeis diversos, tesoura,
cola, canetinhas, revistas, sucatas e almofadas.
VI
DURAÇÃO
·
Ano
todo
VII
– CONTEÚDOS TRABALHADOS
Histórias, brincadeiras,
músicas, expressão corporal, brincadeiras com o corpo, brincadeiras dirigidas,
brincadeiras cantadas, contato com elementos escritos, ampliação do
vocabulário, desenho como representação gráfica, identificação dos diferentes
tipos de sons e imitação (onomatopéia)
VIII
- AVALIAÇÃO
A avaliação será continua
levando-se em conta a evolução, participação, atenção e observação constante da
criança e das atividades por ela realizadas, diálogos com a criança e sua
família, registro das atividades e comparações dos resultados.
IX
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
PROPOSTA Curricular para a
educação infantil. Balneária Gaivota. 2008.
PROJETO Música, som e
movimento. Balneário Gaivota 2013.
Kuntze. Sandra Nadia, blog
da professora Sandra Nádia acessada em 02 de fevereiro de 2014.
Comentários
Postar um comentário
VOU ADORAR LER SEU RECADINHO.